Fumaça Branca na Assembléia Legislativa de MT

0
73

chapa de consenso para terceira reeleição do presidente da Assembleia Eduardo Botelho (DEM) ficou praticamente sacramentada na reunião-almoço, que teve momentos de tensão, realizada na residência do democrata nesta quinta (04). O deputado estadual Max Russi (PSB ) permanecerá como 1º secretário, responsável pela ordenação de despesas do Parlamento.

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), que pleiteava a 1ª Secretaria, acabou aceitando permanecer na 1ª vice-presidência. A emedebista  ainda tem a perspectiva de se tornar presidente da Assembleia, caso o projeto de Botelho se tornar conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) se concretize.

Janaina chegou a contar com os mesmos 11 votos de Max Russi para disputar a indicação à 1ª  Secretaria. Entretanto, os deputados Dilmar Dal Bosco (DEM) e Delegado Claudinei (PSL) mudaram de lado e passaram a apoiar o socialista pela promessa de ocupar cargos na Mesa Diretora.

Outro fator que pesou contra Janaina foi a delação premiada do seu pai, o ex-presidente da Assembleia José Riva, que comandou o Legislativo por duas décadas. Deputados citados na delação, entre eles Carlos Avalone (PSDB), Sebastião Resende (PSC) e Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD) trabalharam contra sua indicação à 1ª Secretaria.

Além de Botelho, Janaina e Max, a chapa deve contar com Paulo Araújo ou Dilmar na 2ª Vice-Presidência e Delegado Claudinei ou Valdir Barranco (PT) na 2ª Secretária. Os ocupantes da 3ª e 4ª Secretárias também não foram definidos.

A eleição, que foi antecipada para garantir a participação de Janaina, que está gestante, será realizada na próxima quarta (10). O rito respeitará os protocolos de segurança para evitar contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19).

 

Por RDNews