Risco de “lockdown” cada vez mais perto

0
87

A suspeita de mais um óbito por coronavírus em Lucas do Rio Verde, contabilizando o décimo, levantam questionamentos e coloca toda a população e autoridades em ‘xeque’ nesse momento que se vive da pandemia.

Em recente decreto, o Governado de Mato Grosso, Mauro Mendes estabeleceu novas medidas de contenção da doença para cidades consideradas de risco alto e muito alto. Com mais esse registro de óbito, a cidade Luverdense entra no quadro risco muito alto e novas medidas podem ser adotadas pelo Poder Público Municipal.

Entretanto, o que vale a reflexão é que há 90 dias, vários cuidados e recomendações deveriam já ter iniciadas e adotadas, como barreira sanitária, realização de testes rápidos, acompanhamento aos pacientes que testaram positivos, além de uma maior fiscalização aos estabelecimentos, tudo isso lá no início, não agora depois registrar mais de 425 casos confirmados e mais 319 suspeitos, com números de 26 de junho de 2020.

Essas medidas iniciais poderiam ter salvo alguma das vida dessas pessoas, nunca saberemos, mas independente de terem doenças crônicas, poderiam quem sabe estar entre nós, e hoje não estaríamos desesperados com o colapso que se torna o Hospital São Lucas com a falta de leitos de UTI.

Quanto à possibilidade de um fechamento total (lockdown) do comércio de Lucas do Rio Verde muitos empresários já se manifestaram nas redes sociais e em outros meios de comunicação que são contra, que outras medidas precisam ser tomadas antes de tal decisão.

O ponto de interrogação desse momento é, você, eu, a sociedade em geral e as autoridades estamos fazendo a nossa parte para que a doença não dissemine?

Estamos realizando de fato o distanciamento social?

Estamos de fato respeitando a quarentena?

Ou ainda estamos achando que não passa de uma “gripezinha”?

Fácil, já sabemos que não é. Há muitas incertezas? Sim, todo tempo. Porém, Lucas do Rio Verde é conhecida em sua história pelo trabalho coletivo, de uma sociedade que trabalha, luta e vence junto. É necessário que todos façam sua parte e cobrem das autoridades novas medidas, sim. Ele, o prefeito Luiz Binotti, é quem tem o poder da caneta, para tomar as decisões mais duras se necessário ou deixar a cidade se afundar e morrer por uma doença, caso não tomar as devidas precauções. O remédio nem sempre é doce, e a dose que deve ser dada por ações do poder público, o fato é que se deve contar muito também, com consciência dos munícipes, o que não tem sido fácil.

Podemos dizer que a falta de respeito com as regras de segurança, achando que está tudo bem e ignorando o vírus que se dissemina rapidamente entre nós, trazendo perdas de pessoas, deixando acamados entre a vida e a morte, junto com a falta de ações coordenadas e efetivas, que é o que a sociedade espera, são as principais “doenças” que Lucas do Rio Verde hoje se obriga a vencer. O fato é que não podemos mais ser destaque nacional, mostrando a nossa incapacidade de lidar com o coronavírus, mas sim pela qualidade de vida que este município oferece.

Aguardamos com ansiedade e esperança, que todos façam sua parte e que novas medidas sejam adotadas, deixando de lado alguns atos promocionais que nesse momento não são uteis, mas a saúde pede vez e muita atenção.

* Até as 12:00 hs mais três mortes foram contabilizadas, chegando a 13 vitimas fatais.

Redação Hora 1 MT