A técnica de enfermagem concursada Marileide Santana diz que chegou a exaustão no combate ao coronavírus no Hospital Regional de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá). “A dor e o cansaço, físico e mental nos atormenta a todo momento”, desabafa, em vídeo publicado nas redes sociais. Com nariz de palhaço, ela denuncia que a unidade hospitalar já não tem estrutura para atender os pacientes.
Segundo a profissional de saúde, a unidade hospitalar está lotada, com mais de 20 pacientes e já não tem funcionários suficientes para trabalhar e atender os internados. Sobraram, segundo ela, somente três técnicos de enfermagem, 1 enfermeiro e dois médicos. “Estamos sem estrutura física e psicológica para aguentar essa pandemia sem sequer o governo, secretários, deputados estaduais e federais, senadores nos darem respaldo financeiro”, critica.
Critica ainda as promessas feitas pelos políticos. “Para que tanta promessa governador, secretário, deputados? Vocês não estão nem aí com as vidas. Estamos aí numa guerra. Em tom de clemência, a profissional manda recado para os rondonopolitanos: fiquem em casa. “Você não acredita que o vírus é real, mas ele é real. Eu posso garantir para você. Cuidem dos seus”, pede.
O Sindicato dos Enfermeiros irão usar a denúncia da profissional para formalizá-la junto ao Ministério Público Estadual. A secretaria estadual de Saúde ainda não se posicionou sobre a situação.
Às 13h23 – Processo seletivo
Por meio de nota, a secretaria estadual de Saúde (SES-MT) esclareceu que a atual gestão reabriu o processo seletivo para a contratação de profissionais para os Hospitais Regionais e aumentou a remuneração dos plantões estipulados em edital. “A medida visa sanar questões ligadas à composição das equipes técnicas nas unidades hospitalares”.
A diretoria do Hospital Regional de Rondonópolis também reforça que todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários estão disponíveis aos profissionais que atuam na unidade.
Por RDNews