Governo do Estado vai auxiliar os municípios na aquisição de medicamentos para o tratamento precoce de pacientes com a Covid-19. É o que disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueredo que ainda desconversou sobre a distribuição de “Kit Covid”, como foi anunciado pelo presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM).
Segundo Gilberto, em entrevista antes de se reunir com prefeitos de Cuiabá e VG nessa segunda (22), “a distribuição de medicamentos à população é de responsabilidade dos municípios, por meio das unidades básicas de saúde”. Ele entende que o Estado deve agir na orientação e auxiliando na aquisição dos medicamentos e não na distribuição dos mesmos.
Ele ainda não cita quais seriam as drogas usadas sem eficiência comprovada. Alguns municípios já estão distribuindo “kits Covid”, como Barra do Garças, Alto Araguaia, Cáceres. A Capital ainda estuda aderir à medida.
Além da cloroquina, os kits contém outros dois outros medicamentos: o antibiótico azitromicina e a ivermectina, usada para tratar infestação por parasitas, como vermes e piolhos.
A secretaria estadual de Saúde anunciou alterações no protocolo de atendimento a pacientes isolados em casa e enfermarias de hospitais. Os primeiros sintomas, ainda que leves, devem ser acompanhados.
Em outro momento, Gilberto chegou a classificar como “absurdo” a distribuição de kit com cloroquina e antibióticos. Ainda não houve uma confirmação oficial se a SES vai aderir á distribuição dos kits apesar da medida ter sido anunciada por Botelho.
A AL deve definir ações nesse sentido durante reunião da Comissão de Saúde, ainda nessa segunda (22).
Por RDNews / Andhressa Barboza