Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Shoppings reabrem hoje com medidas contra coronavírus

Os shoppings centers de Cuiabá reabrem as portas a partir desta quarta-feira (3), às 14 horas, com rigorosas medidas contra o coronavírus, que vão desde a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial à aferição de temperatura corporal dos clientes.

As medidas constam no decreto assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), publicado no dia 28 de maio. No documento, consta a permissão para o funcionamento de 30% da capacidade de cada estabelecimento até o dia 30 de junho. Após isso será de 50%.

Os shoppings da Capital estão fechados desde o dia 21 de março, quando surgiu o primeiro caso da Covid-19 (coronavírus) em Mato Grosso.

De acordo com o documento, os shoppings poderão funcionar de 14h às 22h, exceto nos domingos e feriados. O horário de atendimento pelo sistema delivery será de 10h às 22h.

Nas entradas será exigido o uso de máscara de proteção, bem como a aferição da temperatura corporal, mediante o uso de termômetro infravermelho. Em caso de temperatura fora da normalidade, o consumidor será barrado.

Além disso, o piso terá que ser demarcado com fita de adesão em toda a extensão do empreendimento, indicando o fluxo a ser seguido pelas pessoas, respeitando o mínimo da distância de 1,5 metro. Também terá que haver demarcação nos locais que exigem formação de filas.

O uso de máscaras também terá que ser utilizado pelos funcionários e prestadores de serviços.

Deverá, ainda, ser disponibilizado álcool em gel 70% nas lojas, docas de acesso a fornecedores, estação de pagamento de estacionamento, caixas eletrônicos, elevadores, fraldário, praça de alimentação, pontos de serviço de atendimento ao cliente, entrada dos banheiros e nas entradas e saídas das escadas rolantes.

Os lojistas terão que fixar cartazes informativos referentes às medidas de prevenção da disseminação do novo coronavírus.

A administração do shopping terá que elaborar cartilhas de orientação das medias de biossegurança aos funcionários, lojistas, colaboradores e clientes.

Além disso, o sistema de som interno deverá divulgar a obrigatoriedade de máscaras, o uso de álcool em gel e recomendações quanto as aglomerações.

 

Divulgação

Fachada do Shopping 3 Americas: retorno programado para esta quarta-feira (3)

O decreto também determinou a desativação de bebedouros e a suspensão de disponibilização de cadeiras de rodas e carrinhos de bebês.

 

Nos banheiros

 

Deve ser diminuído o número de banheiros ofertados ao público, alem de ser obrigada a disponibilização de um funcionário fixo no local.

As pias e mictórios que possuem distância inferior a 1,5m devem ser desativadas pelo estabelecimento, utilizando adesivos de conscientização da necessidade do distanciamento.

As lixeiras que necessitem de contato manual para a abertura da tampa devem ser desativadas, bem como os secadores automáticos de mãos.

 

Corredores e elevadores

 

Nos corredores não poderá haver lounges instalados e os bancos devem ser interditados com adesivos.

Já os elevadores devem ser usado individualmente, ou somente por membros da mesma família.

 

Estacionamento

 

Deve ser programado um sistema nas cancelas da entrada dos estacionamentos que permite a retirada automática dos tickets sem a necessidade de contato físico com o equipamento.

Também deverá ter disponível um colaborador nos locais de pagamento do ticket de estacionamento para auxiliar os clientes, bem como para realizar a imediata higienização dos equipamentos após cada utilização.

O sistema vallet parking deve ser desativado.

Já nos estacionamentos Vips, a rotina de limpeza será reforçada com produtos sanitizantes, bem como realização de higienização constante de banheiros, escadas rolantes, elevadores e demais espaços de uso comum.

As áreas comuns devem ser desinfetadas via sistema de borrifamento a cada 48h.

 

Uso de ar-condicionado

 

A Prefeitura determinou que o sistema de ar-condicionado de cada empreendimento do shopping seja limpo reiteradamente, bem como manutenção de portas abertas visando a constante circulação e renovação do ar natural.

 

Praça de alimentação

 

As praças de alimentação deverão reduzir em 50% o número de mesas ofertadas, mediante a observância do distanciamento mínimo de  2 metros entre elas.

As mesas que não estiverem utilizadas deverão conter adesivos informativos ou serem retiradas, para fins de impossibilitar sua utilização.

Os donos dos restaurantes e fast food deverão observar o distanciamento de seus clientes, a fim de evitar a aglomeração.

Não será permitida a disponibilização de dispensadores de temperos ou condimentos, bem como saleiros e farinheiras e porta guardanapos de uso compartilhado ou ainda reabastecimento de refis.

Será permitida a animação musical ao vivo, desde que sejam dois músicos por apresentação, respeitando o distanciamento de 2 metros do palco para com os clientes e 1,5 m entre uma pessoa e outra.

 

Divulgação/Assessoria

O Pantanal Shopping, que fica localizada na Avenida do CPA, na Capital

 

 

Self-service

 

O fornecimento e comercialização de alimentos e bebidas na modalidade autosserviço (self-service) estarão autorizados a funcionar somente a partir de 08 de junho.

No entanto, terá que ser obrigatório o uso de luvas de plásticos descartáveis na entrada do bufê, para que os clientes possam se servir.

Além disso, terá que haver a disponibilização de álcool em gel 70% na entrada do bufê, o fornecimento de talheres higienizados e embalados individualmente, ou ainda talheres descartáveis, bem como a manutenção de pratos, copos e demais utensílios devidamente protegidos.

Assim que liberado o autosserviço, também deverá ser feita demarcação no piso de distância de no mínimo 50 cm dos balcões de atendimento, observada a distância de 1,5m entre uma pessoa e outra.

Além disso, no balcão onde ficam os alimentos deverá haver um anteparo para evitar a contaminação por gotículas de saliva.

 

Os funcionários

 

Os funcionários que compõem o grupo de risco para a doença, como gestantes e maiores de 60 anos, deverão ser afastados.

Além disso, os que sentirem quaisquer sintomas relacionados à Covid-19, como tosse, febre, falta de ar e coriza também deverão ser afastados.

Todos os dias na entrada e saída dos funcionários, deverá ser feita a aferição da temperatura corporal mediante o termômetro infravermelho.

A fiscalização interna acerca do cumprimento das medidas de biossegurança serão realizadas às custas do empreendimento, mediante equipe devidamente treinada e orientada para tanto.

Os lojistas deverão garantir a observância de todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Quanto às lojas de roupas, calçados, bijuterias e cosméticos em geral, está proibida a prova.

Cada empreendimento deverá tomar medidas de controle sobre a limitação de clientela.

 

Entretenimento

 

Conforme o decreto continua proibido o funcionamento das unidades de ensino, academias, espaços kids internos e externos, cinemas e demais atividades de entretenimento.

 

Por Mídia News

Sair da versão mobile