Ícone do site Hora 1 MT Notícias

149 profissionais da rede pública de saúde estão afastados por confirmação ou suspeita de coronavírus

Coronavirus-Covid-19 - Movimentação de ambulâncias, pacientes, enfermeiros, bombeiros e socorristas no Hospital Regional da Asa Norte, local de referência para paciebtes com a Covid-19. Sérgio Lima/Poder360 04.04.2020

Até o dia 4 de julho, 173.440 casos de Síndrome Gripal foram confirmados para a Covid-19 em profissionais da área da saúde de todo o país, segundo o Ministério da Saúde. Em Sorriso, 149 profissionais da rede pública de saúde precisaram ser afastados das unidades de saúde por confirmação ou suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Conforme apurado, mais 34 profissionais que atuam no Hospital Regional de Sorriso (HRS) foram afastados em uma semana. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), no momento há 91 trabalhadores afastados, sendo que 43 estão diagnosticados com a Covid-19. O restante aguarda o resultado do exame.

Até a semana passada, conforme o Portal Sorriso noticiou, eram 57 profissionais da saúde do HRS que precisaram entrar em quarentena.

Quanto aos profissionais de saúde que atuam no Hospital de Campanha e nas demais unidades de saúde da rede pública municipal, 58 trabalhadores – 3 a mais nas últimas 24 horas – estão afastados em decorrência da doença, dos quais alguns já tiveram confirmação de contaminação enquanto outros estão de atestado em quarentena até que receba o resultado de exame.

Fechamento de USFs

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luís Fábio Marchioro, para suprir a ausência dos profissionais afastados, a Prefeitura segue em contratação de médicos e pretende fechar algumas Unidades de Saúde da Família (USF), como a do Assentamento Jonas Pinheiro, do Caravágio, e dos bairros União e o Nova Integração.

“Faremos isso para termos equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem atendendo no combate ao coronavírus para que as pessoas tenham atendimento. Estamos com as equipes no limite do Hospital Regional, hospital particular, Hospital de Campanha e UPA. Os que revezam são os mesmos médicos. Se faltar um médico para um, vai faltar para todos. Enfermeiros também dão baixa”, disse Marchioro.

Unidades para atender suspeitos de Covid-19

Os sorrisenses com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19 também receberão atendimento na USF São Mateus e na unidade do bairro Jardim Carolina, segundo o secretário. O atendimento iniciará a partir de segunda-feira, das 7h às 13h.

“O nosso planejamento visa abrir mais uma dessas unidades na região do Rota do Sol, mas não temos médicos e enfermeiros para isso. Estamos tentando contratar a quantidade necessária”.

Por  Luana Rodrigues/Portal Sorriso

Sair da versão mobile