Muitas podem ser as causas da enxaqueca: estresse, esforço demasiado, sensibilidade à mudança de tempo, pressão baixa, resfriados, problemas com os dentes ou dores de cabeça decorrentes de tensão da musculatura do pescoço e do ombro.
Mas o que é a enxaqueca?
A enxaqueca é uma manifestação particular de dor de cabeça. Ela é caracterizada por uma dor localizada, pulsante, frequentemente acompanhada por enjoo e sensibilidade à luz e ao barulho.
Confira 11 dicas para diferenciar a dor de cabeça da enxaqueca.
Em cerca de um terço dos casos, as crises também são acompanhadas de distúrbios visuais e neurológicos, chamados de auras. Enxaquecas fortes e frequentes podem afetar o bom humor e diminuir a qualidade de vida. Por isso, nesses casos, devem ser examinadas por um médico.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os riscos de sofrer com enxaqueca durante a vida é de 43% nas mulheres e de 18% nos homens.
Veja abaixo uma lista com alguns remédios naturais e caseiros para amenizar a dor:
1. Escolha o gelo
Descanse alguns minutos no sofá, com uma pedra de gelo envolta em um pano sobre a testa. A baixa temperatura pode aliviar o desconforto da enxaqueca.
2. Aposte nos óleos
Esfregue a região das têmporas, da testa e do pescoço com algumas gotas de essência de erva-cidreira, óleo de hortelã, cravo ou alecrim (não é indicado para quem sofre de dermatite e para crianças com menos de 2 anos).
Confira os benefícios dos óleos essenciais aqui!
3. Use limão
Coloque a casca de um limão sobre as têmporas com a parte interna em contato com a pele. Antes, remova a membrana branca. Borrife um pano de algodão com o suco fresco de tanchagem e coloque-o sobre a testa, enrolando-o em torno da cabeça.
4. Faça compressas
Para fazer uma compressa quente e relaxante, coloque linhaça, cebola picada (os dois aquecidos no micro-ondas ou no vapor) ou batatas quentes amassadas envoltas em um pano de algodão sobre o pescoço até que a compressa esfrie.
5. Vá para o escuro
Quando a enxaqueca se aproximar, deite-se em um quarto silencioso e escuro. Isso ajudará a aliviar a dor.
6. Faça um escalda pés
Ataques de dor de cabeça podem ser combatidos com um escalda pés: mergulhe os pés até a altura dos tornozelos em água entre 30°C e 32°C, acrescentando aos poucos mais água quente até atingir uma temperatura de 40°C. A aplicação dura cerca de 15 minutos.
Confira dicas para preparar uma pedicure caseira e relaxante!
por: Julia Monsores