Os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira (29), em sessão ordinária, o Projeto de Lei n. 44/2020, que trata da destinação de R$ 4 milhões para o Hospital São Lucas (HSL).
O recurso é proveniente do governo federal, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com o objetivo de minimizar as dificuldades financeiras causadas pelo avanço do novo coronavírus.
Segundo o vereador Airton Callai (PRB), o recurso será investido na compra de serviços médicos de média e alta complexidade, materiais médicos hospitalares e no pagamento dos profissionais.
“É preciso garantir recursos para que o hospital mantenha os serviços em dia, pague os seus fornecedores e possa comprar os medicamentos necessários, pagando à vista, principalmente, neste momento, em que faltam insumos.”
O valor será destinado a Fundação Luverdense de Saúde, entidade mantenedora do hospital, que terá de prestar contas sobre a aplicação dos recursos.
A Fundação é uma organização social municipal e estadual, sem fins lucrativos e em funcionamento desde 2003, reconhecida com o Certificado de Entidade Beneficente da Assistência Social (2014) e participante do Prosus.
Com a entrada do recurso e a destinação ao hospital ficam alterados o planejamento orçamentário anual do município, (LDO e LOA) e o Planejamento Plurianual (PPA 2018/2021).
Fonte: Ascom/Marcello Paulino