O dólar reverteu a queda registrada na abertura dos negócios e fechou esta quinta-feira (2) em alta de 0,6% ante o real. Com a valorização, a moeda norte-americana passou a ser negociada a R$ 5,3499.
Com o pior desempenho global do dia, o real observou o dólar devolver parte da forte queda de 2% da véspera, em movimento que endossou a percepção de volatilidade especialmente maior da moeda brasileira nas últimas semanas.
A criação de vagas de trabalho fora do setor agrícola dos EUA chegou a 4,8 milhões em junho, mostrou um relatório mensal do Departamento do Trabalho do país nesta quinta-feira. Esse foi o maior salto desde que o governo começou a manter registros, em 1939.
Analistas citavam grande entusiasmo com o resultado, o que elevava o apetite por risco e pressionava a moeda norte-americana contra boa parte das divisas emergentes e associadas a commodities.
“Hoje é um dia mais solto e otimista, desde a madrugada, e aí teve payroll, a taxa de desemprego norte-americana caiu… tudo isso melhora a expectativa de afrouxamento do dólar no mercado internacional”, disse à Reuters Álvaro Bandeira, economista-chefe do banco digital Modalmais.