O Governo Federal por meio da Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira (27), FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os trabalhadores nascidos em maio. O Objetivo é colaborar com os trabalhadores que estão desempregados e sofrendo com a pandemia do novo coronavirus.
Há quatro meses, desde o início da pandemia, muitos trabalhadores perderam empregos ou ainda aqueles que trabalham de forma autônoma tiveram a redução da renda família.
Na manhã desta segunda uma grande fila era possível observar em frente a agência da Caixa em Lucas do Rio Verde, quem estava na fila era o senhor João Pedro Soares de 43 anos, trabalhador autônomo, que contou a reportagem ter chego cedo para receber o FGTS.
Ele afirmou que o uso dinheiro será para garantir as contas da casa e a alimentação. “Infelizmente tive uma grande redução no meu trabalho e isso afetou nossas condições. Com o FGTS vou conseguir garantir pagar umas contas e principalmente me alimentar” disse ele.
Outra que também afirmou que o dinheiro está vindo em boa hora é a diarista Maria José, que perdeu o emprego em uma indústria da cidade no início da pandemia, e agora está fazendo diárias para poder garantir o sustento da família. “Fiquei desempregada logo no início da pandemia, consegui umas diárias, mas ainda está difícil a recuperação, a liberação do FGTS me ajudará com as contas de casa, mas principalmente em por comida na mesa”, afirmou.
Têm direito ao dinheiro quem possui contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores) no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O que chama a atenção nesse momento, é que o FGTS sempre foi utilizado para financiamentos residenciais e até mesmo para investimentos, porém nesse momento econômico e de saúde o dinheiro é utilizado principalmente para o sustento da sociedade.