Em tempos onde muito se fala em prevenção ao Coronavírus, não podemos esquecer de outras doenças que também tem afetado as pessoas e ceifado vidas, como: a Dengue, a Zica e a Chikungunya.
De acordo com dados passados pela coordenadoria da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, somente em 2020 foram notificados 1503 casos de Dengue com 589 confirmações da doença. Com relação à Chikungunya são 11 notificações e um caso positivo e a Zica, até foram, foram 16 notificações com 5 confirmações.
Célio Pedroso Spinola, enfermeiro e coordenador da atenção básica, ressalta que a população deve continuar atentas com relação a proliferação do mosquito transmissor dessa doença. Nós sabemos da cobrança dos moradores sobre o popularmente conhecido ‘fumacê’, mas nós seguimos todos os protocolos, o ‘fumacê’, foi extinto pelo Governo Federal. Mas sempre que preciso, onde existem notificações, é realizado o bloqueio químico”, explica Célio.
Vale ressaltar que as notificações de dengue ocorrem em quase todos os bairros de Lucas do Rio Verde, sendo que os bairros com mais notificações são: Bandeirantes (117), Bairro Veneza (115), Jardim das Palmeiras (102), Jardim Primavera (101), Téssele Júnior (101), Jaime Seiti Fujji (90) e Rio Verde (86) são o que mais tem notificações de Dengue neste ano.
Fonte: Rádio Regional FM