No primeiro semestre de 2020, 713 trabalhadores que passaram por atendimento no Sine de Lucas do Rio Verde foram contratados. O relatório divulgado pelo Sine-MT – Sistema Nacional de Emprego – reúne um balanço dos atendimentos efetuados no período.
Os dados apontam que, mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as empresas não deixaram de contratar e ofertaram 2.001 vagas por meio do sistema.
Conforme o levantamento, durante os primeiros seis meses deste ano, 9.845 pessoas se cadastraram no Sine e se candidataram a alguma vaga de emprego.
Janeiro – 2.622 cadastrados / 395 vagas / 152 contratados
Fevereiro – 1.731 cadastrados / 238 vagas / 120 contratados
Março – 1.386 cadastrados / 301 vagas / 129 contratados
Abril – 714 cadastrados / 335 vagas / 55 contratados
Maio – 1.566 cadastrados / 364 vagas / 134 contratados
Junho – 1.826 cadastrados / 368 vagas / 123 contratados
No ano passado, 1.152 trabalhadores que passaram por atendimento no Sine de Lucas do Rio Verde foram contratados; foram ofertadas 3.047 vagas; e 17.833 pessoas se candidataram a vagas de emprego.
O Sine é uma ferramenta do Ministério do Trabalho que facilita a intermediação da mão de obra com o empregador. Por meio das vagas captadas junto a empregadores, o sistema reduz o tempo de espera e facilita o processo de seleção.
O atendimento do Sine é gratuito tanto para a empresa como para o trabalhador. Para anunciar vagas, as empresas devem procurar o Sine e realizar o preenchimento do formulário. Para a população, todos os dias são distribuídas 100 senhas.
O atendimento do Sine é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, na Galeria Central de Serviços, localizada na Avenida Paraná, nº 766 S, próximo à Avenida Goiás, no Centro. Os candidatos devem comparecer com RG, CPF, Carteira de Trabalho e currículo atualizado.
Para atendimento, também é possível utilizar as plataformas virtuais, como o Portal Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/) e os aplicativos disponíveis para celular: “Sine fácil trabalhador” e “Sine fácil empregador”.
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter