Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Profissionais de saúde desembarcam em Barra do Garças (MT) para atender indígenas durante pandemia

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) carregado de insumos aterrissou nesse domingo (26) no aeroporto de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, para a força tarefa de atendimento médico à população indígena da região.

Nesta segunda-feira (27), deve chegar mais dois helicópteros com profissionais de saúde que estarão no trabalho de campo nas aldeias Xavante.

Até sexta-feira (25), eram 313 Xavantes contaminados pelo novo coronavírus e 30 mortos em decorrência da Covid-19, conforme dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Helicópteros serão usados para o transporte de profissionais da saúde — Foto: Prefeitura de Barra do Garças/Divulgação

A equipe de saúde é composta por infectologista, clínico geral, ginecologista, pediatra e técnicos de enfermagem.

Segundo a prefeitura de Barra do Garças, a base de apoio foi montada no quartel do Exército em Aragarças (GO), mas, todos os dias, dois helicópteros farão o transporte dos profissionais até o município vizinho.

Duas Unidades Básicas de Saúde construídas nas aldeias São Marcos e Namunkurá também servirão de base a equipe de médicos do Ministério da Saúde no atendimento aos indígenas. Na região são cerca de 22 mil índios.

O prefeito Roberto Farias informou que os médicos estarão nas aldeias para atender as comunidades Xavante e Bororos que precisam de apoio para conter a propagação dos casos de Covid-19 e outras enfermidades, como a tuberculose e a diabetes.

A partir dessa força tarefa, o Ministério da Saúde, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) estarão avaliando a necessidade da instalação do hospital de campanha em Barra do Garças.

Por G1/MT

Sair da versão mobile