Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Representantes de conselhos do Brasil inteiro interagem em live da Ouvidoria Geral de Polícia

A Ouvidoria Geral de Polícia de Mato Grosso promoveu um debate nesta terça (21.07) sobre a atuação dos conselhos de segurança e a participação da sociedade civil organizada na Segurança Pública. O debate foi realizado por meio de uma transmissão ao vivo transmitida pelo Facebook.

Representantes de conselhos de diversos estados e cidades do Brasil participaram com perguntas e comentários. O presidente da Federação de Conselhos Comunitários de Segurança de Mato Grosso (Feconseg), Danillo Corrêa de Moraes comentou a lei de criação do Conselho Estadual de Segurança Pública e os aspectos legais que lhe garantem uma independência desejada por outros conselhos.

O advogado Paulo Lemos, ex-chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) abordou a importância da participação social como fator de amadurecimento da gestão da Segurança Pública. A abordagem a partir dos Direitos Humanos na prevenção da violência tende a tornar os processos mais sólidos.

O debate contou com a mediação do ouvidor-geral de Polícia, Lúcio Andrade, que lembrou que as instituições de segurança refletem a população e o Estado presentes. Da mesma forma, as polícias moldam o comportamento social e podem ser um indicativo da democracia vivenciada por uma sociedade.

Sair da versão mobile