Na madrugada desta terça-feira (21), uma equipe de ronda da Polícia Rodoviária Federal, abordou na BR 174 Km 288 em Pontes e Lacerda, o veículo I/Fiat Ducato Engesigmic, cor prata, com placas do mesmo município.
Os policiais verificaram que o veículo é usado para transporte de pacientes, e ao perguntar ao condutor sobre o que transportava no veículo além dos doze passageiros, este declarou haver recipientes com amostras de material biológico referentes a testes do Covid-19.
O material é considerado Produto Perigoso, sendo exigido uma série de requisitos para o seu transporte de maneira segura. Conforme apurado pelos PRF’s, as amostras estavam sendo transportadas no veículo em duas caixas de isopor com controle de temperatura, sem atender a legislação de transporte de substâncias infectantes, sem qualquer identificação ou informação acerca do produto nelas contido.
O veículo foi levado até a Unidade Operacional da PRF, onde após identificação dos passageiros, qualificados como vítimas, foram liberados para seguir viagem em outro veículo, para tratamento de saúde.
Conforme documentação apresentada haviam 71 amostras de testes colhidas de pacientes com suspeita de coronavírus, no interior das caixas.
Já a van, o condutor, o coordenador de frota que havia comparecido no Posto PRF e a substância biológica, foram encaminhados para a Polícia Civil.