O Corpo de Bombeiros mudou a estratégia de combate ao incêndio florestal que toma conta de milhares de hectares no Pantanal, em Poconé (104 km ao sul da Capital). Há duas queimadas maiores. Uma delas está controlada, mas a outra segue avançando e consumindo mais mata. Um vídeo feito pela equipe aérea do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) mostra avanço do fogo.
O incêndio começou no dia 21 de julho e desde então equipes combatem as chamas via terrestre e aérea. No sábado (25) a mudança do vento trouxe fumaça para a capital e Cuiabá amanheceu coberta por densa nuvem cinza.
Por conta da alteração, as equipes fizeram voos de reconhecimento na área a fim de adotar estratégia adequada para o novo cenário.
Corpo de Bombeiros
Há incêndios pontuais, porém dois que exigem maior atenção. Um nas proximidades do Parque Estadual Encontro das Águas (IF Encontro das Águas) e outro do lado leste da Transpantaneira por volta do quilômetro 80 (IF São José).
A avaliação feita pelos bombeiros constatou que o IF Encontro das Águas está controlado, e as equipes continuam empenhadas para a extinção. Já o incêndio no IF São José continua se alastrando de forma rápida.
Segundo avaliação dos bombeiros, 35 mil hectares já foram consumidos pelo fogo.
https://www.youtube.com/watch?v=v5ife6PZiR0&feature=youtu.be
Por Gazeta Digital