Por causa da pandemia oficiais da PM,dos Bombeiros e delegados fazem Curso Superior telepresencial

0
70
PÓS-GRADUAÇÃO

Quase 70 alunos, 63 tenentes-coronéis da Polícia Militar, um tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar e cinco delegados da Polícia Judiciária Civil, começaram o Curso Superior de Polícia(CSP -2020) –  com ênfase em Estudo de Comando e Estado Maior (CSP/ECEM)  na modalidade telepresencial por causa da pandemia da Covid-19.

Iniciado no último dia três, por meio da Academia de Polícia Militar Costa Verde, o CSP se estenderá até fevereiro de 2021. Esse curso é uma pós-graduação exigida para ocupar postos de comando e ascender na carreira, no caso dos militares, ao último posto, o de coronel. Essa é primeira vez em décadas que os profissionais dessa pós-graduação não estarão juntos em sala de aula, entretanto terão aula todos os dias no período vespertino.

A diretriz 001/DEIP/2020, de 07 de Julho de 2020, que passou o curso de presencial para meios digitais, vale enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus(Covid – 19). O diretor da Deip, tenente-coronel PM  André Willian Dorileo, destaca a necessidade e importância da retomada da qualificação dos profissionais da Polícia Militar e outras instituições da Segurança Pública.

Dorileo assinala que utilizando uma prerrogativa da Lei de Ensino da PMMT foi possível não só inovar, mas principalmente alinhar as tecnologias disponíveis com a garantia da missão de transmitir o conhecimento de forma efetiva, interativa e em tempo real, mesmo nesse período excepcional que o mundo tem vivenciado em razão da pandemia e as exigências de medidas sanitárias e de distanciamento social. Na análise do diretor da Deip, as aulas telepresenciais se tornarão um marco, criando desde já uma grande expectativa aos discentes e gestores da instituição.

O coordenador Pedagógico do CSP, tenente-coronel Gabriel Leal, diz que se trata de uma pós-graduação digna do nome pós, agora em um formato novo, o telepresencial, que nada perderá em qualidade de ensino considerando o planejamento elaborado até o momento das inscrições.

O comandante da Academia de Polícia Militar Costa Verde, tenente-coronel Wellington Prado de Campos, observa que o objetivo normativo dessa pós-graduação é proporcionar à PMMT um profissional a altura dos desafios que o cenário nacional impõe.

O curso

O CSP é uma especialização lato sensu com mais de 400 h/a, cujo requisito ao certificado é um artigo científico. O foco do curso será política estratégica e desenvolvimento regional com disciplinas voltadas tanto ao planejamento institucional quanto ao agronegócio. Quer-se, dessa forma, um gestor que entenda os desafios conjunturais de Mato Grosso na perspectiva da Segurança Pública. O CSP tem por finalidade ampliar o escopo a alta administração estadual. Por essa característica, o diálogo será interdisciplinar com a PJC e Corpo de Bombeiros Militar.

Fonte: Governo do Estado