As escolas da rede estadual de Mato Grosso iniciam nesta quarta-feira (26.11) a avaliação diagnóstica de cerca de 380 mil estudantes. Na avaliação, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será possível analisar aquilo que os alunos já aprenderam e o que precisam aprender.
Conforme o calendário, no período de segunda-feira (26.08) a sexta-feira (28.08), serão entregues as avaliações e gabaritos às famílias. Entre segunda-feira (31.08) e sexta-feira (04.09) serão realizadas as avaliações com acompanhamento das famílias.
A terceira etapa – a ser realizada entre terça-feira (08.09) e sexta-feira (11.09) – será destinada à devolução das avaliações e gabaritos na secretaria da escola. A novidade é que os pais acompanharão a avaliação junto com os filhos.
Não participam das avaliações as escolas especializadas e alunos das séries iniciais somente das unidades escolares indígenas.
Na Escola Estadual Valdomiro Teodoro Cândido, localizada no município de Nova Bandeirantes (a 1.026 quilômetros ao norte da Capital) a diretora Silvana Aparecida Tomazeli, já entrou em contato com todos os pais.
“O cronograma foi planejado para facilitar para os pais, pois na quarta-feira (26.09) faremos a entrega dos kits de alimentação escolar. Será uma entrega conjunta. Para convocar os pais, usamos o grupo de WhatsApp. Então, acredito ter conseguido avisar todos”, destaca.
No entendimento da gestora, o acompanhamento dos pais na avaliação é importante e para que os pais façam o engajamento, a gestora está fazendo a sensibilização por meio dos meios de comunicação. “O nosso foco maior é fazer com que os pais percebam a importância deles no aprendizado dos filhos”, salienta.
O assessor pedagógico Jurandi Alves Caetano avalia como positivo o trabalho da equipe gestora em relação à convocação dos pais. “Essa avaliação é importante para a escola, pois existe uma ótima sintonia entre os componentes da equipe gestora”, sinaliza.
Fonte:
Adilson Rosa
Seduc MT
Crédito de imagem: Silvana (segunda à esqueda) comanda sua equipe gestora – Foto por: Divulgação