A maratona de Paris deste ano foi cancelada, disseram os organizadores na quarta-feira (12), enquanto a França luta contra o ressurgimento do novo coronavírus (covid-19). A maratona deveria ocorrer originalmente em 5 de abril, mas foi adiada para 15 de novembro por causa da pandemia.
“Depois de ter tentado de tudo para manter o evento, nós, com a cidade de Paris, nos sentimos obrigados a cancelar a edição 2020 da Schneider Electric Marathon de Paris e do Paris Breakfast Run”, disseram os organizadores em comunicado.
A nota dos organizadores esclarece ainda que “diante da dificuldade que muitos corredores, principalmente os estrangeiros, tiveram em se colocar à disposição, decidiu-se que seria melhor para os interessados se organizássemos a Schneider Electric Maratona de Paris em 2021”. E conclui dizendo: “Estaremos trabalhando com a cidade de Paris para realizar uma edição de 2021 que reúna os corredores mais apaixonados nas ruas mais bonitas do mundo”.
A maratona de Paris, um dos eventos mais populares do calendário global de corridas que rotineiramente atrai mais de 40.000 participantes, é a última a ser interrompida pela pandemia de covid-19.
Em junho, a Maratona da Cidade de Nova York foi cancelada, enquanto a Maratona de Boston também foi descartada pela primeira vez em seus 124 anos de história.
Maratonas majors em Berlim e Chicago também foram canceladas, enquanto a Maratona de Londres, originalmente marcada para abril, foi adiada para 4 de outubro e será disputada apenas para elite.
A França relatou mais de 236.000 infecções e mais de 30.000 mortes por covid-19.