Em dez dias de funcionamento, o Centro de Triagem Covid-19 atendeu 4.898 pacientes com suspeita de coronavírus, dos quais 1.038 testaram positivo, o que representa 21% dos atendimentos.
A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, que coordena a unidade de triagem, Patrícia Neves, destacou que a alta procura pela população motivou a abertura do Centro aos domingos.
“Amanhã [domingo (2)] teremos atendimento normal, com distribuição de 650 senhas, entre 6h e 6h45. O centro está cumprindo o objetivo de auxiliar e promover o tratamento precoce da Covid-19”, afirmou ela.
Ao todo, 2.927 pacientes receberam o kit de medicamentos prescritos pelo médico. “Até mesmo aqueles considerados suspeitos receberam os medicamentos para tratamento”, completou a diretora.
Os testes negativos, ou pacientes com suspeita da doença, representam quase 80% dos casos. Os testes negativos somam 1.971 pacientes, cerca de 40,2% do total, já os casos considerados suspeitos são 1.889, o que representa 38,5%.
No período de 22 a 31 de julho, foram feitas 268 tomografias, de acordo com os pedidos feitos pelos 20 profissionais que compõem a equipe médica de atendimento do Centro de Triagem.
Apenas no último dia 31 de julho, foram atendidos 651 pacientes, 155 testaram positivo, 284 testaram negativo, e 212 foram considerados casos suspeitos. Foram feitas 38 tomografias, e distribuídos 367 kits de medicamentos na data.
A iniciativa é uma ação Governo de Mato Grosso para auxiliar a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no diagnóstico e tratamento precoces do coronavírus, de forma a evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves da síndrome respiratória.
Como ser atendido
O Centro de Triagem passou a atender todos os dias da semana, incluindo o domingo, das 7h às 17h. São entregues até 650 senhas das 6h às 6h45.
O Centro fica localizado na Arena Pantanal, na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá. Veja aqui como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal.
A orientação é que o cidadão procure atendimento médico o mais rápido possível ao sentir qualquer sintoma relacionado ao coronavírus, como febre, dor de cabeça, tosse seca, cansaço e falta de ar.
É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.