Três deputados estaduais devem ser candidatos a prefeito nas eleições marcadas para 15 de novembro. A lista inclui o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), e os parlamentares Thiago Silva (MDB) e Xuxu Dal Molin (PSC).
Botelho é cotado para disputar a Prefeitura de Cuiabá. Ora o democrata se mostra empolgado com a disputa, mas também dá sinais que pretende recuar e ocupar a vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) que cabe ao Legislativo Estadual fazer a indicação.
Apesar de ter dito que só entrará na disputa se o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não for candidato à reeleição, Botelho já anunciou que está elaborando seu programa de governo. Segundo ele, a prioridade é a geração de empregos para recuperação da economia abalada pela pandemia da Covid-19.
Já Thiago Silva conta com aval da cúpula do MDB, principalmente do deputado federal Carlos Bezerra, para articular sua candidatura a prefeito de Rondonópolis. O parlamentar tem se reunido com partidos de oposição a Zé Carlos do Pátio (Solidariedade) para viabilizar uma chapa competitiva.
E Xuxu Dal Molin assumiu publicamente a pré-candidatura à Prefeitura de Sorriso. O produtor rural, que já foi vice-prefeito na Gestão Dilceu Rossato (ex-PR, atual PSL), agora começou a fazer críticas contundentes contra o atual gestor Ari Lafin (PSDB).
Caso os deputados sejam eleitos, os suplentes aptos a assumir as cadeiras na Assembleia são o ex-deputado Romoaldo Júnior (MDB), o secretário estadual de Regularização Fundiária, Silvano Amaral (MDB), e o vereador da Capital Toninho de Souza (PSD).
Deputados federais
Dois deputados federais devem ser candidatos a prefeito. Juarez Costa (MDB) tentará o terceiro mandato à frente da Prefeitura de Sinop. Caso seja eleito, o suplente Valtenir Pereira (MDB) será efetivado.
O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (PTB), ensaia candidatura a prefeito de Várzea Grande. Neste caso, a suplente é a ex-superintendente do Procon Estadual Gisela Simona (Pros).
Como Gisela deve disputar a Prefeitura da Capital, caso ambos sejam eleitos, a vaga na Câmara dos Deputados, será ocupada na pela segunda suplente. Pela lista do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), é a ex-senadora Serys Marli (Republicanos).
Suplementar ao Senado
Dois deputados ainda disputam a eleição suplementar ao Senado, que também será realizada em 15 de novembro. São eles Valdir Barranco (PT) e Elizeu Nascimento (DC). Se Barranco for eleito, quem herda a vaga é o sindicalista Henrique Lopes (PT). O suplente de Elizeu é Leandro Félix, de Nova Mutum.
Por RDNews