Uma intensa frente fria deve avançar essa semana trazendo uma massa de ar frio de origem polar atingindo praticamente metade do país, com diferentes graduações, inclusive Mato Grosso. De acordo com o Instituto Climatempo, a expectativa é de que a onda seja a mais forte de 2020 e permanece de hoje (em alguns locais), até o próximo dia 23.
Em Sinop, o calor ainda deve ser forte até amanhã, com máxima de 37°, mas a partir de quinta a previsão é de mínima de 21, não passando de 34. Já na sexta, os termômetros podem marcar 15, sábado 14 e domingo 17. A máxima não passa dos 28° e não há possibilidade de chuvas.
Em Sorriso e Lucas do Rio Verde a situação deve ser parecida. O calor predomina até amanhã, mas na quinta os termômetros podem marcar até 21°. Também não há, no entanto, possibilidade de chuva, mas os ventos podem chegar a 34 km/h, na sexta-feira. Nos outros dias devem permanecer na média de 25 km/h.
Em Nova Mutum, a diferença já começa ser sentida amanhã, com mínima de 22°. Na quinta-feira deve ser de 20, não passando de 33 graus. Já na sexta, pode fazer até 14º e sábado a previsão é de até 13°, não superando os 27. No domingo e segunda-feira, a temperatura continua baixa, com os termômetros marcando 16°. Os ventos podem atingir 32 km/h.
Em Guarantã do Norte, a mínima também pode chegar aos 14 no final de semana, e máxima de 28, sem possibilidade de chuvas. Já em Alta Floresta, os termômetros podem marcar mínimas de 16 a partir de sexta-feira, não passando dos 29. Os ventos devem ser de até 26 km/h durante as noites.
Já em Cuiabá, que pode registrar até 41 graus na quarta-feira, a o frio também chega com intensidade, derrubando a mínima para 15 na quinta, não passando dos 28. Na sexta, a capital pode registrar 11 graus, com 40% de chances de chover de manhã e à noite. No domingo a mínima é de 10°. Em Tangará da Serra, os termômetros podem atingir 9 graus na sexta e sábado, e 12 no domingo. Há possibilidade de garoas, acompanhadas de fortes ventos. O frio permanece até segunda-feira, com 16.
No Sul do Estado, em Rondonópolis, hoje já pode fazer 21 graus. No final de semana, a mínima deve ser de 10, com máxima de 27. Também pode chover. Em Várzea Grande, o Climatempo prevê situação parecida, com a temperatura voltando a subir somente a partir de terça-feira. A queda, no entanto, deve ser sentida somente a partir de quinta-feira.
Apesar da queda ‘geral’, Chapada dos Guimarães ainda deve ser o município a sentir com maior intensidade a frente fria. Amanhã a previsão é de 20, porém com máxima ainda na casa dos 39. Nos próximos dias, entretanto, a queda deve ser maior, com mínima de 8 graus na sexta com chuvas e ventos, de 7° no sábado e 8 novamente no domingo, não passando de 23. A situação deve ‘amenizada’ na terça, com 22 podendo chegar a 39.
Conforme o Climatempo, ainda há risco de neve e outras precipitações de inverno no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nestes estados, além do Mato Grosso do Sul e São Paulo também há possibilidade de geadas.
Só Notícias/Luan Cordeiro