Nesta semana, o tema da programação do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto. A data homenageia Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e grande defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro, que estaria completando 122 anos.
As transmissões ao vivo, que acontecem de quinta a sábado, terão a participação de especialistas que atuam para proteger, preservar e divulgar os bens culturais do país.
Confira a agenda preparada pelo equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
Quinta-feira (20.08), às 19h: Acervo e gênero em perspectiva – o vestido de Maria Bonita no Museu Histórico Nacional
A historiadora Ana Lourdes Costa apresentará as primeiras reflexões sobre o vestido de Maria Bonita, seu objeto de pesquisa no mestrado em Museologia e Patrimônio pela Unirio. Ana Lourdes coordena a área de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e sua live lançará um olhar para as questões de gênero e museus que podem ser abordadas a partir do objeto que durante duas décadas integrou uma das exposições do Museu Histórico Nacional.
Sexta-feira (21.08), às 19h: Os aspectos econômicos e sociais nas obras de restauração de edificações históricas
Robinson de Carvalho Araújo, coordenador de Patrimônio Cultural da Secel, vai falar sobre os impactos das obras de restauração, apresentando como é o cotidiano da atuação na área, assim como os entraves e estratégias para valorização do patrimônio arquitetônico de Mato Grosso. Robinson é arquiteto, com especialização em Projetos de Arquitetura e Urbanismo em área de interesse cultural e mestrado em climatologia Urbana.
Sábado (22.08), às 19h: O Iphan/MT e o patrimônio arquitetônico
Tombamento, especialmente do centro histórico de Cuiabá, bens acautelados em Mato Grosso e a importância da preservação, são os assuntos tratados na live da arquiteta Amélia Hirata, servidora desde 2011 do Iphan/MT.
As transmissões são feitas pelas redes sociais do Museu de Arte Sacra. O quadro ‘Você Sabia?’, na quinta-feira, e Contos da Minha Cidade, no domingo, complementam a programação.