Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Operação Pantanal II recebe visita do presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMT

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMT visita Operação Pantanal II. - Foto por: CBMMT

Na manhã desta quinta-feira (27.08), o posto de comando da Operação Pantanal II recebeu uma visita do deputado Carlos Avalone, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Alessandro Borges Ferreira, o coordenador-geral do Ciman-MT, tenente-coronel BM Dércio Santos e o comandante do incidente, tenente-coronel Jean Carlos, acompanharam o parlamentar.

O comandante do incidente, apresentou o status da operação como situação de focos de calor, dinâmica de incêndios, equipes em campo, bases destacadas, logística, comunicações e estratégias de enfrentamento aos incêndios florestais.

“É muito importante a participação ativa da comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. O deputado está aqui acompanhando o posto de comando que coordena todas as operações de combate aos incêndios no Pantanal Mato-Grossense e assim ele pode ter uma visão mais holística e completa de toda a problemática da região, do que estamos passando e do trabalho que o Estado de Mato Grosso está desenvolvendo aqui em parceria com o Governo Federal, Mato Grosso do Sul e todas as agências integradas. Com isso é possível propor normatizações que mitiguem esses problemas no futuro”, relatou o coronel BM Alessandro.

Para a superintendente do Sesc Pantanal, Chistiane Caetano, “apesar da base estar localizada na unidade do Sesc Pantanal, essa operação está atendendo o Pantanal de Poconé e todo o Pantanal do Barão de Melgaço. Outro aspecto importante é a iniciativa do Deputado de organizar um grupo de trabalho para já começar a estruturar ações para os próximos anos”.

A visita da Comissão teve como objetivo compreender o funcionamento das ações, a fim de que a ALMT possa contribuir, no que diz respeito à legislação. Foi falado ainda sobre a formação de um grupo de trabalho, a fim de reunir experiências das instituições.

“Nós precisamos mudar algumas leis para que haja mais cobrança, agilidade e para que os responsáveis tenham penas aumentadas. Nessas ações a Assembleia pode ajudar. Nós vamos montar um grupo de trabalho envolvendo as forças de segurança que estão aqui, e também os brigadistas, o Sesc Pantanal, os produtores rurais, os pecuaristas para conseguir enfrentar as queimadas”, explicou o parlamentar.

O deputado ainda conheceu as instalações do posto de comando e alguns recursos disponíveis que estavam na base, como a aeronave de combate do Corpo de Bombeiros Militar, Air Tractor 802F e o helicóptero Cougar UH-15.

Fonte:
CIMAN
CBMMT
Crédito de imagem: Presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMT visita Operação Pantanal II. – Foto por: CBMMT

Sair da versão mobile