Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Pivetta é o pré-candidato ao Senado com mais apoio entre os parlamentares de MT

Dos 24 deputados estaduais, 10 apóiam a pré-candidatura do vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) ao Senado. Três parlamentares, incluindo o próprio pré-candidato, estão com o colega de Assembleia Elizeu Nascimento (DC). Já o tucano Nilson Leitão (PSDB) também tem três apoiadores enquanto os pré-candidatos Carlos Fávaro (PSD), Reinaldo Moraes (PSC) e Valdir Barranco (PT), este último também deputado que está na disputa por uma cadeira de senador, contam com dois apoiadores cada.

Os apoiadores de Pivetta são o presidente da Assembleia Eduardo Botelho (DEM) e os integrantes da bancada do MDB Janaina Riva, Doutor João, Thiago Silva, além do suplente em exercício Romoaldo Júnior. Também entram na contagem Doutor Eugênio e Max Russi, do PSB, Valmir Moretto, do Republicanos, Doutor Gimenez e Faissal, do PV,  Allan Kardec, do PDT. Sílvio Fávero, do PSL, também está fechado com o pedetista.

Além do próprio voto, Elizeu Nascimento conta com o apoio dos colegas Delegado Claudinei e Ulisses Moraes, ambos do PSL. Já Nilson Leitão arregimentou os votos do líder do governo, Dilmar Dal Bosco (DEM), e dos correligionários do PSDB Wilson Santos e Carlos Avalone.

Carlos Fávaro, que assumiu a vaga da senadora cassada Selma Arruda (Podemos) por decisão da Presidência  do Supremo Tribunal Federal (STF) e pretende permanecer no Senado, tem o apoio dos deputados estaduais Nininho (PSD) e Paulo Araújo (PP), além do suplente Pedro Satélite (PSD), que está na legislatura. Candidato a senador, Valdir Barranco conta com o próprio voto e do companheiro petista Lúdio Cabral. Por fim, Reinaldo Moraes (PSC) conta com Xuxu Dal Molin e Sebastião Rezende, ambos do PSC.

Com a desistência de Gisela Simona (Pros), o deputado estadual João Batista ainda não tem candidato ao Senado. Isso porque o Pros ainda não se reposicionou na disputa.

Rodinei Crescêncio/Rdnews

Quadro mostra apoios dos deputados estaduais e federais, além dos senador de Mato Grosso, aos pré-candidatos na eleição ao Senado de 15 de novembro

Partidos rachados

Na Assembleia, o DEM e o PSL estão rachados. No caso da sigla democrata, Dilmar está com Leitão enquanto Botelho optou por Pivetta. Já no PSL, Fávero deixou Elizeu Nascimento na mão e também aderiu à pré-candidatura do pedetista.

Bancada Federal

Na bancada de Mato Grosso na Câmara dos Deputados, formada por oito deputados federais, três estão com Pivetta. A lista é formada pelos emedebistas Carlos Bezerra e Juarez Costa e por Leonardo Albuquerque (Solidariedade).

O coordenador da bancada, Neri Geller (PP), apóia Fávaro. Já a deputada federal Rosa Neide (PT) faz campanha para o correligionário Valdir Barranco.

O deputado federal Nelson Barbudo (PSL), leal ao presidente da República Jair Bolsonaro, é o único a apoiar a única mulher na disputa pelo Senado, Coronel Fernanda (Patriota). Emanuelzinho (PTB), estava com Júlio Campos (DEM), mas com o recuo do democrata, segue indefinido.

 Senadores

Nilson Leitão tem o apoio dos senadores Jayme Campos (DEM) e Wellington Fagundes (DEM). Enquanto isso, Fávaro é candidato à reeleição.

 

Por RDNews

Sair da versão mobile