Uma equipe do Batalhão Ambiental identificou crime ambiental no sábado (22.08), na Comunidade de Laranjeira I – zona rural de Cáceres.
A denúncia foi formalizada na 4ª Companhia Ambiental de Cáceres e descrevia que um fazendeiro estaria fazendo um dreno para desviar o curso de água de um córrego.
No local, os policiais confirmaram a informação. Era visível a extensa área devastada. A autorização junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente era referente à picada na mata, não a construção de um dreno.
Os funcionários da propriedade disseram que a irregularidade teria sido feita por um antigo funcionário, mas percebido pelo gerente da fazenda que comunicou a Sema. Ele se comprometeu reparar o dano causando.
Os policiais perceberam ainda a construção irregular de uma ponte sobre um córrego.
Com base nas irregularidades encontradas, os policiais aplicaram duas multas, uma no valor de R$ 50 mil – pela construção da ponte. A segunda, no valor de R$ 100 mil devido a mudança no curso d´água. Foram emitidos autos de inspeção, infração e termos de embargo e interdição.
Serviço
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.
Fonte:
Maricelle Lima Vieira
PMMT