Somente no último ano, a Unidade de Gestão Estratégica de Inovação da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) analisou cerca de 30 ideias inovadoras para melhoria e o desenvolvimento de processos, produtos, projetos e serviços. As ideias foram enviadas por colaboradores em uma ação que também integra o Plano Estratégico da Empresa.
Desde a sua criação, o programa foi responsável pelo recebimento de 56 ideias, sendo que dessas, 30 já estão em andamento ou completamente colocadas em prática como a criação do MTI Market Place e o remodelamento da plataforma MT Cidadão.
Com o objetivo de alavancar ideias de inovação e proporcionar novas soluções de tecnologia aos clientes, especialmente à administração pública, a MTI criou o programa “Innovation Day”, uma das ideias que se encontram em execução dentro da empresa, a qual permite que os colaboradores possam dedicar 20% do tempo de trabalho semanal para pensar e implementar novos projetos estratégicos de inovação, que tenham relevância para a empresa.
De acordo com o diretor presidente da MTI, Antônio Marcos de Oliveira, o programa é um marco para a MTI. “Ninguém quer mais o desenvolvimento da MTI, do que seus próprios colaboradores, ouvir as suas ideias e propostas significa caminhar junto para um mesmo ideal”.
Os resultados da Inovação já começam a ser notados pelos colaboradores da empresa. Cristian Labra, autor de várias ideias, agradeceu o feedback pelas suas propostas: “ É a primeira vez em mais de 20 anos que recebo feedback pelas dezenas de ideias encaminhadas às diversas equipes que cuidam desse assunto. Já tive e tenho muitas outras que irei enviando conforme as circunstâncias o permitam.”
Ideia
Poucas coisas podem ser tão poderosas quanto uma ideia. Desde o aperfeiçoamento de tarefas e processos, até a evolução de toda uma civilização, tudo parte de uma ideia, mas como saber se a ideia é aproveitável ou não?
De acordo com Sayuri Arake Joazeiro , analista de TI da Unidade de Inovação, o programa não rejeita nenhuma ideia sequer. Todas são recebidas, analisadas e respondidas.
“Inovação consiste em tornar uma ideia em realidade. Por isso, trabalhamos com o conceito de que não existem ideias ruins, todas ideias precisam ser ouvidas, analisadas e trabalhadas. Para isso, sempre partimos da perspectiva do problema a ser resolvido por aquela ideia e quais as melhores formas de alcançar o resultado esperado”, explica.
Conforme a analista, todas as ideias recebidas pela MTI percorrem o seguinte caminho: “o primeiro passo é analisar o problema em si. Caso ele exista, analisamos a sua recorrência, custo e o momento ideal de implementação. Também analisado se o projeto é factível de execução, e se ele possui relação com as atividades da MTI e que atendam a ações estratégicas ou disruptivas da empresa.
Após este primeiro filtro, a Unidade envia a ideia para o Comitê de Inovação que é formado por todos os gerentes de unidade da MTI e em seguida para análise da Diretoria Executiva. Caso a ideia seja priorizada, ela pode ser incubada dentro do Laboratório de Inovação o Innovation Day.
Então a Unidade de Inovação define um líder para o projeto, que pode ser o autor da ideia caso este deseje e divulga aos colaboradores da empresa as vagas e perfis necessários para a implementação da ideia. Todos os colaboradores, que se encaixem no perfil procurado ou que desejam aprender, podem se candidatar, incluindo os colaboradores cedidos para outros órgãos.
Todos os projetos são desenvolvidos com conceitos de metodologia ágil, Scrum e MVP (Minimum Viable Product, na sigla em inglês). Depois de executada a ideia vira um serviço, produto, ou processo interno da MTI.
Mande sua ideia
Para facilitar ainda mais a comunicação de novas ideias, a Unidade de Gestão Estratégica de Inovação disponibilizou um canal para os colaboradores e parceiros da MTI enviarem as suas ideias.
Clique aqui e encaminhe a sua ideia. Elas serão analisadas e, com a participação e colaboração de todos, serão propostas soluções para torná-las reais.
Fonte: Gustavo Nascimento MTI
Crédito de imagem: $imgCred