Com o objetivo de fomentar o mercado de conversão de veículos para uso de gás natural, a Companhia Mato-Grossense de Gás (MT Gás), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e a empresa Cidade Verde Convertedora, ofereceu uma capacitação para mecânicos interessados em atuar na área. O curso de 40 horas começou na manhã desta segunda-feira (31.08) e segue até sexta-feira (04.09).
“A ação faz parte do planejamento de tornar a MT Gás economicamente independente. Por conta do retorno rápido, resolvemos apoiar a conversão de veículos, e dentro disso, um programa para formar trabalhadores para este mercado”, afirma o presidente da MT Gás, Rafael Reis.
Ao menos três empresas devem atuar neste ramo em Cuiabá. Havia apenas uma convertedora de veículos em Mato Grosso, que contou com o auxílio da MT Gás para regularização. A empresa parceira da capacitação acaba de começar as atividades, e dentro de um mês, uma nova empresa abre as portas para atender a demanda.
A nova tecnologia do kit gás de quinta geração exige a instalação credenciada e capacitada para garantir o melhor uso do combustível, e segurança para o consumidor, explica o proprietário da Cidade Verde Convertedora, Nilson Teixeira. Há 25 anos no setor de combustíveis em Mato Grosso, o empresário afirma que o Gás Natural Veicular (GNV) tem um potencial enorme que será explorado nos próximos anos.
O curso é ministrado por Marcelo Scarpini, instrutor do Senai de Rio Grande do Sul, aos 16 profissionais da primeira turma, que vão atuar na área em Cuiabá, incluindo três professores do Senai.
“Vejo que a matriz pesa menos no bolso do consumidor. Eu não tenho nenhuma dúvida hoje de que nós temos o gás disponível para abastecimento, e que a partir dessa parceria, são treinadas pessoas para que o mercado possa se expandir e se fortalecer”, avalia o empresário.
Apenas esta empresa terá o potencial de atender e converter até 10 carros ao dia, o que representa 1800 novos veículos na frota que demanda o abastecimento com GNV ao ano.
Fonte:
Lorena Bruschi
Secom-MT
Crédito de imagem: Aula sobre instalação do ‘kit gás’ – Foto por: Assessoria