Mais uma vez, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT) faz parte da programação nacional da “Primavera dos Museus”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em sua 14ª edição, o evento reúne atividades virtuais de diversas instituições do país com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”.
“O Ibram propôs um tema oportuno que nos deu a oportunidade de debater o processo pelo qual estamos passando, o desafio de prestar serviço exclusivamente virtual, neste período em que as atividades presenciais estão suspensas. O tema oportuniza um momento de prestação de contas para a sociedade e ainda possibilita uma auto-reflexão sobre esse isso, que foi um dos desafios mais intensos que já tivemos”, avalia Viviene Lozzi, diretora e presidente da OSC que faz a gestão compartilhada do MAS-MT.
As atividades do equipamento da Secel programadas no evento nacional incluem o lançamento experimental da exposição Virtual 360° do museu, no domingo (27.09). Com transmissões pelas redes sociais do Museu de Arte Sacra, o restante da programação conta ainda com encontro de representantes de museus de Mato Grosso, cine-debate e curso. Confira.
Quarta-feira (23.09): Encontro de gestores e representantes de museus e aparelhos culturais de Mato Grosso
Com o objetivo de avaliar o processo e as estratégias remotas de educação patrimonial em meio à pandemia, o encontro reunirá representantes de aparelhos culturais por meio de um aplicativo de reuniões e transmitido a todos os interessados.
O debate terá a participação dos coordenadores do Museu de Imagem e Som de Cuiabá e do Sesc Mato Grosso, Cristóvão Luiz Gonçalves e Angélica de Almeida, respectivamente. Waldineia Almeida, da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, e Silvana Cordova, do Cine Teatro Cuiabá, representam os equipamentos sob gestão da Secel e também vão compartilhar suas estratégias.
Quinta-feira (24.09): Cine-debate “potencialidades da mediação digital”
Apresentação do curta experimental “Espaço entre: Anamorfose, Video Mapping e Fabricação Digital” e debate sobre as potencialidades da mediação digital como ator ativo na construção da memória coletiva da população.
Participam do debate o arquiteto Gilfranco Alves, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o ator Douglas Peron, Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Sábado (26.09): curso de Educação Patrimonial
Das 8h às 12h e das 14 às 18h, haverá a transmissão ao vivo das disciplinas Referências Culturais e Inventários Participativos I e II, que compõem o curso de Educação Patrimonial e Novas Tecnologias de Informação.
O curso de 60 horas está sendo realizado pelo MAS-MT com vagas limitadas. Neste dia, os participantes que preencherem o cadastro terão direito a certificação de 8 horas.
As disciplinas são ministradas pelas arquitetas Maria Bárbara Thame Guimarães e Ana Vittori Frigeri, ambas vinculadas a núcleos de estudo da UFMT e co-autoras do projeto independente de educação patrimonial Atlas Cuiabano.
Primavera dos Museus
O evento é uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, neste ano, tem o tema Mundo Digital: Museus em Transformação. O tema surgiu a partir da necessidade de adequação que museus e instituições culturais enfrentaram para manter o contato com o público por meio do ambiente digital depois do isolamento social imposto pela pandemia.
Nessa 14ª edição, a temporada de atividades acontece entre os dias 21 e 27 de setembro. Durante toda a semana, 520 museus realizarão mais de 1,3 mil atividades envolvendo palestras, visitas virtuais mediadas, exibições de filmes, contações de histórias, exposições, shows musicais e rodas de conversa.
O guia com a programação completa está disponível na página museus.gov.br (link AQUI).
Fonte: Cida Rodrigues Secel/MT
Crédito de imagem: Fachada Museu de Arte Sacra – Foto por: João Felipe/Secel-MT