Os caras da Copa do Brasil: Charles, do Ceará

0
119
Créditos: Jeferson Guareze/AGIF

“Tenho grandes objetivos na minha vida”. É com este pensamento que Charles, do Ceará, traça as metas para a sua carreira. O jovem de 24 anos, que chegou ao Vozão nesta temporada, começa a se destacar nesta temporada e é uma das apostas do clube na Copa do Brasil.

Gaúcho de nascença, o volante começou no time da sua cidade, o Cruzeiro de Santiago, e depois seguiu para vestir camisas de tradicionais clubes brasileiros, como Internacional e Sport. Nesta quarta-feira (23), Charles e o Ceará buscam a classificação para as oitavas de final contra o Brusque, no Castelão. Antes do confronto, o meia falou sobre o momento que vive com a camisa do Vozão, a carreira e o que espera do futuro.

Em janeiro, Charles estreou no clube cearense pela Copa do Nordeste. O torneio, conquistado pelo Ceará, foi o primeiro título do meia a nível regional. Deste então, são 27 jogos e dois gols anotados com a camisa alvinegra. Um deles, em partida pelo Brasileirão, contra o Flamengo. O feito marcou o seu primeiro gol na competição nacional. Para Charles, este é apenas o início de tudo o que ele planejou para a sua vida.

“Eu estou muito feliz aqui! Desde a minha chegada, eu fui muito bem recebido por todos. A torcida me abraçou de uma forma que eu não esperava. Eles me apoiaram e confiaram em mim para eu conseguir desempenhar o meu futebol da melhor forma. O título da Copa do Nordeste foi uma conquista importante e vai ficar marcado. Contra o Flamengo eu fui coroado com um gol, o meu primeiro no Brasileirão”, disse o meio-campista.

Charles em disputa de lance com Renê em partida pelo Brasileirão Assaí 2020

Charles em disputa de lance com Renê em partida pelo Brasileirão Assaí 2020
Créditos: Kely Pereira/AGIF

O jogador trata o ano de forma positiva. Além da Copa do Nordeste, o Ceará ainda tem três títulos em disputa: Brasileirão Assaí, Copa Continental do Brasil e o Estadual. Segundo Charles, a dificuldade das competições aumenta o desafio, mas ele pensa em dar cada passo de uma vez para não tropeçar na sua própria ambição.

“A final do estadual é o mais próximo e queremos muito ganhar. Com certeza levantar mais uma taça nesse ano será muito importante. Não adianta fazer uma projeção lá na frente, se não vencermos o jogo seguinte. Cada jogo tem que ser uma final e um desafio diferente. Nós vamos buscar vitórias para chegar o mais longe possível na Copa do Brasil e manter uma regularidade no Brasileirão para somar o máximo de pontos possíveis” declarou o volante.

Passagem notável pela Ilha do Retiro

 

Em 2019, Charles atuou pelo Sport. Uma temporada que mudou o rumo da sua carreira. O jogador figurou na equipe titular durante todo o ano, conseguindo jogar bem e mostrar o seu valor, na opinião do próprio volante. No clube pernambucano, Charles conquistou um título estadual e foi campeão brasileiro da Série B. A passagem teve tamanha importância para o volante, que ele guarda com carinho momentos e jogos inesquecíveis pelo Leão.

“O Sport confiou em mim e no meu trabalho. O mais importante foi que eu consegui ter uma sequência de jogos na temporada, atuando muitas vezes. É até difícil lembrar só um bom momento. Pensando rapidamente eu destacaria dois. O primeiro foi o título pernambucano, com a Ilha do Retiro lotada, vencendo nos pênaltis e com emoção até o final. O segundo com certeza foi o jogo do acesso, contra a Ponte Preta. A gente começou perdendo, levamos um gol logo no início da partida. No final, conseguimos a virada e a nossa vaga na Série A. A torcida estava junto com a gente e foi uma festa incrível”, contou Charles.

O jovem Charles atuado pelo Sport na Série B do Brasileirão, em 2019, na partida contra o São Bento

O jovem Charles atuado pelo Sport na Série B do Brasileirão, em 2019, na partida contra o São Bento
Créditos: Marcel Lisboa/AGIF

Do interior para o Brasil

Gaúcho de Santiago, Charles começou nos gramados jogando pelo Cruzeiro, time da sua cidade, até chegar à capital e vestir a camisa do Internacional. O Colorado foi o primeiro clube profissional do jogador. O caminho não foi rápido, passando também por Pelotas e Santo Ângelo. Apesar das adversidades de iniciar no esporte no interior, o volante fala com carinho sobre a sua família e prefere viver o agora, não planejando um futuro muito distante.

“Eu sempre trabalhei muito forte e me empenhei ao máximo. Desde novo, eu sonhei alto e contei com o apoio da minha família. Eles sempre estiveram ao meu lado e são muito importantes. Fico feliz pela minha trajetória e até onde ela me levou. No entanto, eu penso no agora. Minha cabeça no momento está no Ceará. Não adianta pensar no futuro se eu não fizer um bom trabalho aqui. Tenho grandes objetivos ainda na minha vida”, concluiu Charles.

Charles pelo Inter na Primeira Liga de 2017

Charles pelo Inter na Primeira Liga de 2017
Créditos: Jeferson Guareze/AGIF

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Jeferson Guareze/AGIF