Setasc firma parcerias para construção de poço artesiano na comunidade quilombola de Itambé

0
74
Setasc articula construção de poço artesiano na comunidade de Itambé. - Foto por: João Reis

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos (SADH), firmou um temo de cooperação técnica com a Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso e a Prefeitura de Chapada dos Guimarães para a construção de um poço artesiano na Comunidade de Itambé. A construção do poço é prevista para início de novembro.

O documento oficializando a parceria foi protocolado nessa sexta-feira (02.10) na Funasa. Na ocasião estiveram pressente o presidente da comunidade Quilombola Itambé, Luiz Alves Neto, o representante da SADH, Miguel Gonçalo Magalhães, e o presidente do Conselho da Igualdade Racial, Manoel Francisco da Silva.

A secretária adjunta de Direitos Humanos, Salete Morockoski, que articulou toda a ação, explica que a Setasc tem atuado para garantir os direitos básicos das comunidades quilombolas no Estado, valendo-se das políticas públicas.

“Procuramos a Funasa para viabilizar a perfuração dos poços, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva na região beneficiada. A Prefeitura entrará com os recursos financeiros necessários”.

A Setasc também tem realizado outras ações que beneficiam as comunidades quilombolas de Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Vila Bela de Santíssima Trindade com a distribuição de cestas básicas, cobertores e viabilizando testes de Covid-19.

Fonte: Vívian Lessa Setasc/MT
Crédito de imagem: Setasc articula construção de poço artesiano na comunidade de Itambé. – Foto por: João Reis