Cadeia Pública de Vila Rica é ampliada com 24 novas vagas

0
43
Inauguração de novas vagas na Cadeia Pública de Vila Rica - Foto por: Assessoria / Sesp-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária, inaugurou, nesta sexta-feira (16.10), a nova ala da Cadeia Pública de Vila Rica. Ao todo, serão disponibilizadas mais 24 vagas para a região.

A ala conta com três novas celas e uma sala de aula para o estudo dos recuperandos da unidade. A obra contou com a parceria do Conselho da Comunidade local e do Poder Público Municipal.

Toda a mão de obra foi feita por reeducandos da unidade. A expectativa é que uma segunda etapa também seja entregue, chegando a mais de 50 novas vagas na unidade, que atende também a comarca de Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu e em algumas ocasiões, Porto Alegre do Norte.

Para o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, a inauguração faz parte de um projeto maior do Governo do Estado para a ampliação de vagas no Sistema Penitenciário. “Juntamente com os parceiros locais e a mão de obra dos reeducandos, conseguimos entregar esta importante ala, e assegurando todo o acompanhamento técnico do setor de Engenharia da Sesp-MT”.

Já para o diretor da unidade, Rivelino Pereira de Jesus, as parcerias foram de fundamental importância para a conclusão da ampliação. Na oportunidade, o gestor agradeceu ao Conselho da Comunidade, ao Executivo Municipal, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. “É importante ressaltar que, além das celas, construímos a sala de aula também, com o objetivo de estimular o ensino dos reeducandos, oferecer mais dignidade à pessoa presa e contribuir para a ressocialização”.

Até o momento, a Cadeia Pública de Vila Rica tinha capacidade para 62 reeducandos, agora ampliada para 86. Atualmente, a unidade abriga 60 pessoas privadas de liberdade.

Participaram da inauguração o comandante do 10º Comando Regional da Polícia Militar (PM-MT), tenente coronel PM Wellington Rodrigues, o superintendente da Regional Leste do Sistema Penitenciário, Anderson Sant’Ana da Costa, a presidente da Fundação Nova Chance (Funac), Dinalva Rodrigues, e representantes do Conselho da Comunidade.

Fonte: Julia Oviedo Sesp-MT
Crédito de imagem: Inauguração de novas vagas na Cadeia Pública de Vila Rica – Foto por: Assessoria / Sesp-MT