Palestra ensina servidores da Educação a economizar ao administrar corretamente suas próprias finanças

0
47

Tudo na ponta do lápis. Em resumo, essa é a principal regra para quem deseja ter maior controle sobre seus gastos e administrar mais folgadamente as finanças. E, não à toa, dá nome ao programa de educação financeira que o Sicredi tem apresentado desde o começo de outubro para os servidores de diferentes segmentos da rede municipal de ensino após a parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação.

Como uma pessoa pode administrar sua família ou trabalhar sossegada se todos os dias vive aflita com as dívidas para pagar e com os credores ligando ou batendo à sua porta só porque não ela sabe lidar com seu próprio dinheiro? “Muitas pessoas são impulsivas e, por não conseguirem controlar adequadamente o salário, acabam se endividando ou fazendo empréstimos consignados e seu ganho mensal desaparece sem que se deem conta. Por isso, procuramos o Sicredi, que já é nosso parceiro de longa data com o Programa A União faz a Vida, para que explicasse por meio de uma linguagem bastante acessível como saber lidar com essa situação para tornar a vida menos complicada”, observa a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.

O ciclo de palestras do Programa Cooperação na Ponta do Lápis teve início por via online no dia 1º com os professores de educação infantil e os profissionais da equipe administrativa da Secretaria Municipal de Educação. Na sequência, ainda por meio de videoconferência, foi a vez das equipes gestoras e dos professores do ensino fundamental. A complementação se deu na manhã desta quinta-feira, 15, na Câmara de Vereadores, com a participação de padeiros, merendeiras e nutricionistas e da equipe de transporte escolar, divididos em duas turmas.

A capacitação procura desmistificar algumas questões bastante frequentes no dia a dia dos consumidores e orientá-los sobre como fazer economia deixando sempre um pequeno percentual de reserva e a importância do planejamento financeiro e das pesquisas para evitar as armadilhas dos juros e dores de cabeça com imprevistos ou excessos consumistas, entre outros aspectos da administração da renda familiar ou individual.

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) exibido durante a capacitação, 61 milhões de brasileiros terminaram o ano de 2019 inadimplentes, ou seja, sem condições de pagar suas dívidas, que 48% não conseguiam controlar o próprio orçamento e que 45% declararam não ter condições de pagar as dívidas em atraso há três meses.

“Este é um assunto que muitas vezes vira tabu, as pessoas acabam não conversando em casa sobre dinheiro, algo que é fundamental em nossa vida, e o Sicredi, com essa nova proposta, traz dicas importantes para a comunidade sobre saúde das finanças e organização do orçamento para melhorar o dia a dia e a própria qualidade de vida das pessoas”, explica o gerente de Pessoa Jurídica do Sicredi Rio Verde, Ronaldo da Cruz Barbosa.

Também gerente de Pessoa Jurídica da instituição, Suzany Rezende acredita que é possível se tornar um consumidor consciente e que sabe lidar com seus impulsos e seu cotidiano financeiro seguindo dicas básicas para fazer o dinheiro render mais e não virar motivo de aflições todos os meses. “Falta uma educação financeira na grade escolar que instrua as pessoas desde pequenininhas a administrar seu orçamento. Isso impacta muito nas finanças do brasileiro, que não sabe se planejar e usufruir do seu dinheiro de uma maneira saudável”, considera.

Fonte: Neri Malheiros – Assessoria de Comunicação da SME