Deputado critica promotor que investigou secretário e lembra que ele tem “ficha corrida” por errar processos

0
54

O deputado Wilson Santos (PSDB) não economizou críticas ao promotor de Justiça Célio Fúrio, que errou ao investigar e abrir processo contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo, que comprovou que não sonegou informações sobre as compras de respiradores para Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) de Mato Grosso.

O promotor veio a público pedir desculpas pelo erro. Mas nem isso fez com que o deputado tucano nãofizesse críticas. Wilson falou em diversos erros do promotor, inclusive de um fato que ocorreu com o ex-secretário de Saúde Luiz Soares.

“Não é a primeira vez que o promotor erra. Lá em 2007 ele moveu uma ação de improbidade contra o ex-secretário Luiz Soares. E o acusou de ser responsável por diversas contratações na pasta da Saúde. Mas, o que chama atenção é o detalhe que Luiz Soares não era o secretário. Doutor Célio Fúrio moveu uma ação contra alguém que sequer era servidor da Prefeitura de Cuiabá”, comentou o deputado.

Wilson continuou a contar o fato, lembrando que Soares chegou a ser condenado erroneamente. “Naquela ação, Luiz Soares foi julgado em primeira instância e condenado diante deste gravíssimo erro. Isso só foi reparado em segunda instância no Tribunal de Justiça. Quando o TJ observou que Soares não era secretário e nem funcionário público da Prefeitura de Cuiabá. Naquela oportunidade, Célio Fúrio não pediu desculpas. Passou em branco”, Lembrou Wilson

Sem poupar críticas, Wilson disse que ele tem o direito de acusar, mas que pela “ficha corrida” que o promotor coleciona, ele precisa se cuidar e não fazer do cargo um caminho para a perseguição de seus desafetos.

“E há outros processos de profunda injustiça desse promotor. Não é a primeira vez que ele faz isso. O promotor Célio Fúrio que não é noviço no parque, precisa ter mais cuidado nas acusações que faz. Ele vem abusando do direito de acusar. O direito de acusar é prerrogativa constitucional do promotor e do procurador de Justiça, mas aproveitar do cargo para fazer vingança ou perseguição de seus desafetos, não cai bem. Ao mesmo tendo que elogio o promotor por vir a publico pedir desculpas, eu faço um alerta que ele já tem uma ficha corrida, enormes agressões a servidores públicos ou com ocupantes de cargos em comissões. É preciso parar, refletir, tomar juízo e cumprir com suas prerrogativas de maneiras republicanas”, concluiu o deputado durante sessão na Assembleia Legislativa.

Fonte: Nortão Noticia