Sem dinheiro para comprar vacina contra covid, MT aguarda governo federal

0
61

Em meio às discussões sobre a vacina contra o novo coronavírus, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que Mato Grosso não tem recursos suficientes para comprar a imunização sozinho e precisa da ajuda da União. Segundo Figueiredo, apenas o Estado de São Paulo tem condições de uma compra sem apoio do governo federal.

“Nem todos os estados têm condições financeiras para bancar uma operação dessas. O plano nacional de imunização preconiza a obrigatoriedade do governo federal para suprir as necessidades do país”, explicou o secretário.

Nesse sentido, as conversas com a União são para que os estados recebam a vacina. “Logo tenhamos a vacina disponível, o Ministério da Saúde fará as atribuições e a distribuição para todos os estados, essa é a vontade e o que pensa todo secretário de saúde do país”.

Caso esse plano não dê certo, Gilberto afirma que será pensada uma nova medida. “É lógico que se não houver outra alternativa nós vamos ter que repensar e pensar nisso. Mas, a principio nós temos convicção que o Ministério da Saúde que vai bancar os recursos necessários para suprir o país”.

Gilberto ainda comentou sobre a discussão em torno da obrigatoriedade da vacina. “Quanto a questão se vai ser obrigatório ou não, a legislação hoje só deixa como obrigatório já os casos elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente”. (Colaborou Fernando Soares).

Fonte: Nortão Noticia