Uma mulher que sofre agressão precisa se sentir segura e acolhida e a responsabilidade de criar esse ambiente é do poder público. “Por isso é que hoje estamos solicitando a criação e instalação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde”, disse Janice Ribeiro, esposa do candidato a prefeito Miguel Vaz (Cidadania), durante o lançamento do Grupo Mulheres que Fazem neste sábado (10).
O evento foi promovido pela Coligação Gente que Faz, aliança que reúne nove partidos políticos, e contou com a presença do deputado estadual, Silvio Fávero (PSL) e de mais de duzentas mulheres luverdenses.
A iniciativa de criar um grupo de mulheres e definir prioridades como garantir proteção às vítimas de violência doméstica, segundo Janice, é para dar o “start” em uma longa caminhada coletiva em direção ao futuro. “Uma mulher agredida física ou psicologicamente precisa ser atendida por outra mulher. É muito constrangedor chegar abalada e muitas vezes machucada em uma delegacia e ter que ser atendida por um homem. Queremos cuidar e proteger todas as mulheres que sofrem violência doméstica em nosso município”, disse.
Grande apoiador e defensor da causa das mulheres, Miguel Vaz lembrou que trazer uma Delegacia da Mulher para Lucas é um projeto antigo. “Sempre sonhamos com essa Delegacia aqui e por isso eu faço um compromisso hoje. Vou aprovar todas as políticas públicas voltadas para as mulheres durante a minha gestão”, declarou. O candidato destacou a importância da união feminina em busca da defesa dos direitos da categoria. “Estou aqui para trabalhar pela sociedade, para trabalhar pelas mulheres. Estou aqui para servir, me doar por essa causa”, afirmou.
Fávero é autor da indicação para o funcionamento 24 horas da Delegacia da Mulher em Cuiabá e garantiu que já na próxima semana vai conversar com Delegado Geral da Polícia Civil em Mato Grosso, Mário Dermeval Aravechia de Resende. “Vou verificar a possibilidade do envio de uma delegada para Lucas do Rio Verde o mais rápido possível”, anunciou.
Janice afirma que o projeto é construir em conjunto novas possibilidades para e pelas mulheres luverdenses. “A força feminina está representada na nossa história que foi construída a muitas mãos e por muitas mulheres guerreiras que, ao lado dos maridos, participaram da construção dessa cidade. Em reconhecimento a todas elas, lançamos hoje o grupo Mulheres que Fazem. Esse grupo é apartidário e veio para ficar”, informou.
A coligação tem Márcio Pandolfi (PDT) para vice-prefeito e ele também participou do evento junto com a esposa Noeli Alberti. Noeli considera que só existe representatividade se houver oportunidade e lembrou emocionada da história da mãe, que se sentia inferior, por não ter tido oportunidade de estudar. “Minha mãe foi a minha maior incentivadora. Ela me deu a oportunidade de estudar e me transformar na profissional que sou hoje. É isso que também queremos em Lucas, garantir que as mulheres tenham oportunidades de estudar, de se qualificar”, explicou.
Noeli fez questão de compartilhar com as mulheres um fato que a faz admirar ainda mais Miguel Vaz. “Um dia Miguel me contou que a Janice não sabia andar de bicicleta e que ele, o Miguel, comprou uma bicicleta para ela e passava os domingos a ensinando a pedalar. Isso mostra a sensibilidade e o respeito dele pelo sonho de uma mulher. Nós estamos diante de homens que respeitam, confiam e acreditam na capacidade feminina”, disse.
Também fazem parte da aliança para eleger Miguel Vaz as legendas PSDB, que tem o maior número de filiados da cidade, PSL, DEM, Republicanos, DC, PV e PSC.
Fonte: Assessoria | Lana Motta