Criado oficialmente no dia 15 de outubro de 2010, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba completa nesta quinta-feira (15) uma década de história na conservação e gestão responsável dos recursos hídricos da bacia. Para comemorar a data, três ex-membros da diretoria do CBH foram convidados para contar suas experiências no contato com a comunidade em um vídeo especial. O material está disponível no canal no YouTube do Portal CBHs MT, e pode ser visto clicando aqui.
Abrangendo uma área total de aproximadamente 9.800 km², o CBH completa uma década de atuação na mediação de conflitos, criação de ações na educação ambiental e até mesmo realizações práticas como análises da qualidade das águas. Contando com a participação de membros da sociedade civil e do poder público, o Comitê reforça em 2020 a necessidade de seguir trabalhando em prol das águas do estado.
Para o primeiro Secretário do Comitê, Lauro Soccoloski, pensar a conservação do recurso por meio dos CBHs é também zelar pelo equilíbrio na quantidade e qualidade da água disponível. “O comitê presta apoio institucional para o desenvolvimento de ações de preservação dos recursos hídricos, visando aumentar a disponibilidade de água em quantidade e qualidade para toda a população”.
Com encontros ordinários realizados quatro vezes ao ano, o Comitê também se organiza em Grupos de Trabalhos temporários onde são tratados assuntos pontuais. Entre as ações já realizadas está a implementação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA Queima pé, que fomentando a recuperação das áreas de nascentes e mata ciliares degradadas do manancial de abastecimento público da cidade de Tangará da Serra
Depoimentos especiais
Diante da realidade atual, onde o distanciamento é uma ferramenta importante no combate ao novo coronavírus, o Comitê resolveu marcar a data por meio de um vídeo especial unindo a fala de três ex-membros da diretoria. Reforçando a importância do CBH, participaram o ex-presidente na gestão 2010 – 2014, Decio Siebert, a ex-presidente na gestão 2015 – 2016, Edenir Maria Serigatto e o ex-vice-presidente da gestão 2010 – 2012 e 2012 – 2014, Abílio Luiz Colognese.
A fala dos ex-membros foi registrada em um vídeo-depoimento publicado no canal do YouTube da plataforma Portal CBHs MT, e pode ser acessado clicando aqui. Já para acompanhar as ações do Comitê, acesse o site oficial, clicando aqui.
Fonte: Marcos Salesse Comitês de Bacias Hidrográficas/Sema
Crédito de imagem: Rio Sepotuba – Foto por: CBH Sepotuba