Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Educadores enfrentam estradas e rio para entregar apostilas em comunidade indígena

A equipe da Escola Dauri teve que fazer um percurso de barco para chegar até a comunidade indígena - Foto por: Divulgação

Uma equipe de educadores da Escola Plena Daury da Riva localizada no município de Juara (a 709 quilômetros a médio-norte da Capital) – três professores e o diretor Dirlei Perin percorreram quase 60 quilômetros de estradas de chão para entregar material apostilado para os estudantes da Aldeia Figueirinha da comunidade Kaiabi, localizada às margens do rio dos Peixes. O gestor explica que, por estar no interior do município, a aldeia não possui conexão com a internet, telefonia fixa ou móvel.

Entre os alunos que receberam o material impresso está Rayssa Sirajup da Silva que está em quarentena, uma das medidas de segurança adotada pela etnia Kaiabi. Além da rodovia sem asfalto, a equipe atravessou de barco o rio dos Peixes e caminhou o restante do trajeto até a residência da aluna.

“Foi um trabalho que compensou os esforços porque o mais importante é o aluno. Conseguimos fazer com que o material chegasse até nossos alunos”, comemora.

Para ter acesso às terras indígenas da Reserva kaiabi/Apiaká, foi necessária obter autorização dos caciques das aldeias por onde a equipe passaria. Como havia chovido muito na noite anterior e toda a estrada é sem pavimentação, havia muito barro e árvores caídas na estrada.

“A equipe obedeceu a todas as exigências do protocolo de contenção ao avanço do coronavírus em terras indígenas, como o uso de máscara, álcool gel, luvas (quando necessário) e manutenção do distanciamento. Tudo conforme manda o figurino”, assegura o diretor.

Durante a viagem, os professores Marciana de Oliveira Santos, Gislaine Assunção Frizera e Aparecido da Silva coletaram material, realizando entrevistas, filmagens e fotos, para desenvolvimento das apostilas de Projeto Educativo Cultural do segundo bimestre, que aborda as culturas indígenas e afro-brasileira na região de Juara, no projeto “Identidade Cultural: conhecendo o eu e o mundo”.

Fonte: Adilson Rosa Seduc MT
Crédito de imagem: A equipe da Escola Dauri teve que fazer um percurso de barco para chegar até a comunidade indígena – Foto por: Divulgação

Sair da versão mobile