O dia 14 de agosto de 2012 marcou um reencontro especial na vida de Pelé. Mais de 54 anos depois do primeiro título mundial de sua carreira, na Copa do Mundo de 1958, o Rei do Futebol voltou ao Rasunda, em Estocolmo, o palco da final entre Brasil e Suécia. Ao lado de três companheiros da conquista (Zito, Pepe e Mazzola), Pelé participou da agenda de eventos antes de um amistoso entre Brasil e Suécia, que marcava o adeus do Rasunda. O estádio foi demolido no fim daquele mesmo ano.
Vestido com camisas amarelas da Suécia, em homenagem aos adversários e anfitriões nos dois jogos, os quatro campeões mundiais adentraram o Rasunda uma última vez. No gramado que o imortalizou, reencontrou alguns dos jogadores que o enfrentaram na final de 1958, vencida pelo Brasil por 5 a 2.
“Eu me lembro de tudo”, disse o Rei, à época, em entrevista aos jornalistas presentes. “Ainda está vivo, esse sentimento de ajudar o Brasil. O Brasil começou aqui. Antes de 1958, ninguém conhecia o Brasil”, destacou Pelé.
Em 2012, Pelé esteve no estádio Rasunda para revisitar o palco do título da Copa do Mundo de 1958
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
Os ex-atletas foram convidados a uma viagem no tempo pelos corredores do Rasunda, onde encontraram recordações da época do título, como recortes de jornal, fotos e súmulas de partidas. Os campeões ainda receberam placas da CBF e medalhas pelo título com a Seleção.
Dentro de campo, a Seleção Brasileira venceu os suecos por 3 a 0, com gols de Leandro Damião e Alexandre Pato (duas vezes).
Brasileiros e suecos posam para foto histórica: o reencontro no Rasunda, 54 anos depois
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF