Governo inaugura Escola Doutor Mário de Castro até dezembro; mais de 80% da obra concluída

0
124
Os operários dão o retoque final nas salas - Foto por: Mayke Toscano

Com uma espera de quatro anos, a comunidade do bairro Pedra 90, em Cuiabá, aguarda ansiosa a entrega do novo prédio da Escola Estadual Doutor Mário de Castro. Com inauguração prevista para o fim deste ano, lá serão atendidos cerca de 1.500 estudantes da região. O moderno prédio da escola conta com 16 salas de aulas, laboratórios, refeitório e uma quadra poliesportiva. O Governo do Estado investiu R$ 8,1 milhões de recursos próprios.

O servente de pedreiro Delson Vaz de Arruda é um dos moradores que aguarda a inauguração. Seus filhos estão matriculados na escola e, com o novo prédio, vai ficar mais perto de sua casa.

“É uma obra muito importante. Além de ficar perto de casa, meus filhos ficarão motivados porque é uma grande novidade. E essa quadra imensa, então, será a alegria deles”, salienta. Para Delson Vaz, “o Governo está no caminho certo ao investir em educação, pois mais que uma escola, é uma obra para o futuro”.

A expectativa do diretor Divino Amauri de Campos é a melhor possível, pois a nova escola é esperada há muito tempo pela comunidade, pois a EE Mário de Castro funciona atualmente com várias salas anexas, além de um prédio alugado.

“Nossa escola é de porte grande. A comunidade aguardava com ansiedade uma escola com 16 salas. A inauguração será a realização de um sonho aguardado há muitos anos pela comunidade. Já tivemos de tudo, de sala alugada, galpões para atender uma clientela. Temos até fila de espera, pelo reconhecimento da comunidade pelo trabalho dos profissionais da educação de nossa escola”, comemora o gestor.

Divino, que esteve várias vezes visitando a obra, descreve o novo prédio com design moderno, uma escola bem equipada, com diversos laboratórios que farão a diferença na qualidade de ensino. No entendimento do gestor, em tempos de pandemia, num momento em pessoas estão menos esperançosas, a nova escolar vai motivar a comunidade.

“É uma arquitetura nova que vai valorizar muito. Os nossos estudantes terão uma expectativa maior, um degrau a mais para que eles possam se sobressair. A minha sensação de ser um diretor em uma escola nova é muito boa, é inexplicável”, assinala.

Com mais de 80% das obras prontas, os operários trabalham na fase de instalação elétrica e iluminação. Os postes externos estão quase instalados. No refeitório, as cubas estão sendo colocadas. Com retoque final nas salas e dependências, os operários se concentram na conclusão da quadra poliesportiva.

A nova escola contempla também laboratórios de física, química, informática e biblioteca, refeitório, cozinha, parte administrativa (sala dos professores, coordenadoria, diretoria, secretaria, arquivo, copa e sanitários) além de uma quadra poliesportiva com vestiários.

A escola será toda adaptada para atender alunos com deficiências. Além da parte de infraestrutura a escola também terá mobiliários e equipamentos novos.

Fonte: Adilson Rosa Seduc MT
Crédito de imagem: Os operários dão o retoque final nas salas – Foto por: Mayke Toscano