No último final de semana, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal abordou no km 691 da BR-163 em Lucas do Rio Verde, uma motocicleta Honda CG 150 Fan ESI, cor preta com placa de Lucas, onde o condutor de 36 anos, transportava uma armadilha para capturar pássaros, uma gaiola e no seu interior uma espécie de Sporophila angolensis (curió).
O rapaz informou que ganhou a ave de um amigo, mas não é criador autorizado, motivo pelo qual não possui autorização para transporte e o pássaro de apenas dois meses, não possuía anilha.
A ausência de anilha, da relação de passeriformes e de autorização para transporte estão em desacordo com a Instrução Normativa nº 10/2011/IBAMA (Dispõe sobre o manejo de passeriformes da fauna silvestre brasileira que será coordenado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, para todas as etapas relativas às atividades de criação, reprodução, comercialização, manutenção, treinamento, exposição, transporte, transferências, aquisição, guarda, depósito, utilização e realização de torneios.)
De acordo com o Art. 29 da Lei 9605/98, há diversas irregularidades no transporte dos passeriformes, ajustam-se às condutas de crime ambiental e infração administrativa ambiental (Art. 24 do Decreto 6.514/08).
Além do termo de compromisso de comparecimento em juízo, foi feito o termo de apreensão e encaminhamento da ave juntamente com o material para a Sema – Diretoria de Unidade Desconcentrada de Sinop/MT.
Fonte: Redação com SECOM PRF MT