Em outubro de 2018, Rafaelle sofreu um grande baque em sua carreira. A lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo afastou a zagueira dos gramados por um longo período, e a impediu de disputar uma vaga na Copa do Mundo Feminina de 2019. Recuperada, a atleta da Seleção Brasileira agora busca seu espaço em outra grande competição: os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (adiados para 2021). E para provar seu valor para a técnica Pia Sundhage, a jogadora da Canarinho aposta no seu bom momento no futebol chinês.
Desde que voltou de lesão, Rafaelle já foi convocada em três outras oportunidades, quando disputou o Torneio Internacional da China, em 2019, e o Torneio da França, no início de 2020. No entanto, o período de treinos da Seleção Feminina Brasileira que se iniciou nesta segunda-feira (19), em Portimão (POR), marca a primeira atividade da zagueira com a Amarelinha, após o período de pandemia do coronavírus. Em conversa com o site da CBF, a jogadora ressaltou a importância de estar novamente entre o grupo das convocadas – formada por jogadoras que atuam nos Estados Unidos, China e Europa.
Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR)
Créditos: Laura Zago/CBF
“Estou muito feliz por estar de volta à Seleção, principalmente após esse longo período afastada por conta da pandemia. É muito bom estar aqui de novo com todo mundo, com a comissão. Estou muito motivada, principalmente para o ano que vem, quando temos as Olimpíadas. É muito importante para a gente estar aqui neste momento, mesmo com todas as dificuldades da pandemia, estar junto e nos preparando para o grande evento que vai acontecer ano que vem”, destacou Rafa.
Após sua quinta temporada defendendo o Changchun Dazhong, Rafaelle está mais preparada do que nunca. Com a lesão no passado, a jogadora pretende repetir na Seleção as grandes performances que vem colecionando no futebol chinês para impressionar Pia e sua comissão técnica. Para isso, a zagueira garante que já ‘virou a chave’ e está com a cabeça 100% focada na Amarelinha.
Seleção Feminina faz primeiro treino com o grupo em Portimão (POR)
Créditos: Laura Zago/CBF
“Estou me sentindo muito bem, estou super feliz e motivada. Venho de uma boa temporada na China, e estar junto com todo mundo aqui vai me fazer muito bem. Me recuperei bem da minha lesão, e agora estou 100% pronta para disputar uma vaga nas Olimpíadas. A temporada foi curta, mas bastante intensa. A gente tinha jogos de 3 em 3 dias, e eu joguei todas as partidas. Graças a Deus, foi tudo bem e agora estou 100% para me dedicar à Seleção nesse final de ano. Até porque a temporada da China já acabou, então agora meu foco total é na Seleção”, garantiu a zagueira do Brasil.
O período de treinos da Seleção faz parte do planejamento visando os Jogos Olímpicos. A concentração da Canarinho será realizada no Hotel Penina, em Portimão, e se estenderá até o dia 27 de outubro, período de Data FIFA. Por conta do protocolo estabelecido pela Comissão Médica Especial da CBF, não haverá cobertura presencial da imprensa nos treinamentos – A CBF TV disponibilizará diariamente imagens das atividades da equipe e entrevistas com as jogadoras.
Atletas da Seleção Feminina se apresentam para início dos treinos em Portugal
Créditos: Laura Zago/CBF