Reunião da diretoria após revés contra o Coritiba define demissão de Luxa do Palmeiras

0
133
Foto: César Greco | Palmeiras

A quinta passagem de Vanderlei Luxemburgo pela Sociedade Esportiva Palmeiras terminou na noite desta quarta-feira. Após o revés diante do Coritiba, o terceiro seguido no Campeonato Brasileiro, a diretoria do clube se reuniu na Academia de Futebol e decidiu demitir o treinador.

A agremiação confirmou a informação por meio de nota postada em seu site oficial. “O Palmeiras agradece a Luxemburgo pelo trabalho desenvolvido em sua quinta passagem pelo clube, na qual conquistou o Campeonato Paulista de 2020”, diz o texto.

Assim, Luxa deixa o cargo após um retrospecto de 18 vitórias, 15 empates e cinco derrotas, com 54 gols marcados e 28 sofridos ao longo desta temporada. Com o treinador, saem também o auxiliar Maurício Copertino e o preparador físico Antônio Mello.

Encarregado de suceder Mano Menezes, Vanderlei Luxemburgo teve o ponto alto de sua gestão no Campeonato Paulista 2020. Jogando de forma pragmática, o Palmeiras quebrou um jejum de 12 anos ao superar o arquirrival Corinthians nos pênaltis após dois empates nas finais.

O time alviverde chegou a passar 20 jogos consecutivos sem derrota (10 vitórias e 10 empates), mas teve rendimento decepcionante na maioria deles. Antes apontada como ponto de sustentação para o trabalho de Luxa, a sequência ruiu diante do Botafogo e a crise se instalou com os tropeços contra São Paulo e Coritiba.

A despeito do futebol abaixo do esperado exibido pelo Palmeiras há algum tempo, Luxa ganhou sobrevida em função do contexto do clube alviverde em 2020, temporada marcada pela pandemia de covid-19. Com apenas duas contratações, o técnico precisou recorrer aos jovens da base e ainda perdeu Dudu.

Após a derrota contra o frágil Coritiba, no entanto, a situação de Luxa ficou insustentável. Com seis alterações na formação titular, o time sofreu dois gols logo no primeiro tempo e, claramente bagunçado em campo, não conseguiu reagir, causando a despedida do treinador.

Dono de oito títulos pelo Palmeiras, Luxa é o técnico recordista no quesito, já que ganhou o Campeonato Paulista (1993, 1994, 1996, 2008 e 2020), o Brasileiro (1993 e 1994) e o Rio-São Paulo (1993). Aos 68 anos, ele sai com 244 vitórias, 96 empates e 71 derrotas em 411 jogos, com 810 gols marcados 372 sofridos.

Fonte: Gazeta Esportiva | Bruno Ceccon – São Paulo-SP