Os símbolos internacionais de acessibilidade, como o da deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual, deficiência visual e do espectro autista, já podem ser incluídos na carteira oficial de identidade de Mato Grosso.
Para solicitar a inclusão de um dos símbolos, que estará localizado na parte superior esquerda do RG, é necessária a apresentação de laudo médico emitido por um profissional especialista.
Para solicitar o documento, o requerente deverá procurar um dos postos de identificação credenciados e apresentar a certidão de nascimento ou casamento original e os comprovantes dos documentos que desejar incluir. Nos postos equipados com kits biométricos, a fotografia, a assinatura e as impressões digitais são colhidas durante o atendimento.
Em Cuiabá e Várzea Grande, o atendimento é realizado nas unidades do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, e nos bairros Morada da Serra, e Cristo Rei, mediante agendamento no site do Ganha Tempo.
A regulamentação da carteira de identidade se dá por meio de Legislação Federal (Lei 7.116/1983 e Decreto 9.278/2018).
A primeira via do RG é gratuita e para a emissão das demais vias é cobrada a taxa de R$ 70,09 para a cédula, e de R$ 99,53 para a opção em cartão.
Fonte: Assessoria Politec-MT