Taques consegue barrar pesquisa que o “excluiu” da disputa ao Senado

0
52

A banca de advogados do candidato ao Senado Pedro Taques (Solidariedade) conseguiu barrar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma pesquisa do instituto Voice por induzir o eleitor ao erro. Segundo a pesquisa, Taques teve sua candidatura barrada e ficaria de fora da disputa.

A pesquisa busca saber em quem o eleitor votaria neste cenário sem Taques, ou seja, favorecendo os demais candidatos e induzindo o eleitor ao erro, tirando a possibilidade do ex-senador e ex-governador concorrer nesta eleição suplementar e não levando em conta os inúmeros recursos previstos e já adotados pela defesa.

“O candidato Pedro Taques teve seu registro de candidatura indeferido pelo TRE-MT, e poderá ser impedido de disputar a eleição ao Senado. Caso ele não dispute, você votaria em quais desses candidatos?”, perguntaria o entrevistador aos eleitores.

Para a defesa, a pergunta do entrevistador “aos eleitores mato-grossenses apresenta incongruência e irregularidade perante o ordenamento jurídico eleitoral, tendo o condão de manipular o resultado, ou no mínimo, induzir o eleitor em erro”.

Para conceder a liminar favorável, o juiz Armando Biancardini Candia destacou que a lei 12.034/2009 destaca que o candidato que esteja com o registro sub judíce poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral. O pedido de deferimento da candidatura de Taques já está no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Uma das ações, o mandado de segurança contra a anotação de inelegibilidade, está com o julgamento marcado para hoje (03), às 18h. Taques fará sua defesa oral no TSE.

Caso a pesquisa impugnada seja divulgada, a Voice terá que pagar R$ 50 mil de multa à Justiça Eleitoral e a pesquisa será liberada depois de sanada as irregularidades. A pesquisa está registrada sob o protocolo MT-02991/2018.

Fonte: Nortão Noticia