ARTIGO – Quanto vale fazer um bom investimento?

0
49
Foto: Arquivo Pessoal

Quem tem um dinheiro sobrando sempre se pergunta qual o melhor e mais seguro investimento? Mesmo que alguns gostem de arriscar mais do que outros, ninguém quer perder no final das contas. E investimento é coisa séria. O que se aplica é resultado do trabalho e do esforço, muitas vezes de uma vida, e sempre tem um objetivo maior lá na frente: garantir uma aposentadoria tranquila, ajudar os filhos, fazer a viagem dos sonhos ou, simplesmente, manter o patrimônio conquistado.

O que acontece é que são tantas opções que às vezes ficamos perdidos em meio a taxas, análises de risco, expectativas de retorno. Dentre tantas possibilidades, os imóveis nunca deixaram de ser a galinha dos ovos de ouro.

Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo, os imóveis adquiridos na planta valorizam entre 20% e 50% depois de prontos. Em algumas localidades esse índice pode ser ainda maior. Qual é a dica aqui? Escolher onde comprar e entender o potencial de crescimento da região. Porque não basta ter público, para valorizar tem que ter desenvolvimento econômico.

Eu posso até parecer repetitivo, mas não vou deixar de falar nunca que as regiões do agro são as melhores para se investir. Elas não só mantiveram os índices de crescimento acima da média nacional, mesmo com a pandemia, como continuam indicando níveis de desenvolvimento além do esperado para os próximos anos. São dessas regiões que saem a produção de alimentos, matriz primária e essencial para a existência humana.

Se você não tem pressa para morar ou utilizar o imóvel, essa opção de compra na planta ainda permite que seja feito um planejamento maior de pagamento, com prestações menores e uma negociação favorável com a construtora.

O ponto de atenção aqui é saber escolher bem a empresa da qual se vai comprar, se certificar da sua idoneidade e saúde financeira, conhecer seu histórico e visitar imóveis que ela já tenha construído antes de fechar negócio.

Outro aspecto interessante do investimento imobiliário é que, dependendo da localização, a rentabilidade de aluguel pode chegar até 1% ao mês, o que é um índice excelente diante do cenário econômico que vivenciamos. Tudo depende de escolher bem e fazer uma boa negociação na compra para que esse investimento possa render frutos por muitos anos e de maneira mais segura que muitas aplicações financeiras tradicionais.

As pessoas buscam espaços modernos, plantas arrojadas que atendam suas novas necessidades de trabalhar em casa, ter espaços comuns e áreas de lazer inteligentes e funcionais, imóveis onde possam aproveitar e viver com mais qualidade.

Estamos na crista na onda do mercado imobiliário, pois nunca existiu tanto crédito disponível com taxas tão baixas. Mas, como diz o ditado, não devemos colocar todos os ovos na mesma cesta. Diversifique seus investimentos, os negócios e regiões onde pretende colocar seus recursos.

O investimento imobiliário significa segurança e retorno a longo prazo. É daquelas escolhas que geram oportunidades e resultados com um valor muito maior do que o dinheiro.

Ramiro Azambuja
Presidente da EMHA Construtora e Incorporadora