Vacina contra covid-19 da Moderna é 94,5% eficaz, mostra estudo

0
63

Mais uma empresa revelou resultados impressionantes da fase 3 dos testes da sua vacina contra o coronavírus. A empresa de biotecnologia americana Moderna divulgou nesta segunda-feira (16) que sua vacina tem eficácia de 94,5%. As informações são do jornal The Guardian.

A análise foi baseada em 95 pacientes com covid-19 confirmada. No ensaio, 90 dos pacientes receberam o placebo e os cinco restantes a vacina. A empresa disse que agora planeja solicitar ao regulador dos EUA, a Food and Drug Administration, a autorização para uso emergencial nas próximas semanas.

A vacina da Moderna não deve estar disponível fora dos Estados Unidos antes do próximo ano. A empresa disse que tem 20 milhões de doses prontas os EUA antes do final de 2020 e espera fabricar entre 500 milhões e 1bilhão de doses globalmente no próximo ano.

A vacina deve ser avaliada pelo regulador americano após uma análise final com 151 pacientes com a doença confirmada, que serão acompanhados por mais dois meses.

União Europeia

 

A Agência de Medicamentos da União Europeia (EMA, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira que está revisando em tempo real os resultados de estudos da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Moderna.

A inclusão da Moderna no procedimento foi anunciada pouco antes de a empresa revelar que sua vacina contra a covid-19 obteve 95% de eficácia em prevenir a doença.

No comunicado, a EMA diz que está analisando um primeiro lote de dados, mas que ainda aguarda resultados do último estudo, revelado hoje pela Moderna.

“A revisão em tempo real continuará até que evidências suficientes estejam disponíveis para apoiar um pedido formal de autorização comercial”, diz a agência.

Vacinas de outras empresas já estão sendo analisadas pela EMA, que faz recomendações à Comissão Europeia, o braço executivo da UE, sobre quais delas devem ser aprovadas para uso no bloco.

Fonte: Valor Investe