Emanuel se diz tranquilo e fala de expressiva votação

0
81

Candidato à reeleição, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) minimizou a derrota nas urnas, neste domingo (15), de vários de seus aliados na Câmara Municipal.

Nomes fortes de sua base, como o presidente do Legislativo Misael Galvão (PTB), e o líder do prefeito Luis Cláudio (PP), fracassaram nas urnas. Em contrapartida, cinco vereadores de oposição a Emanuel se reelegeram.

“Dos vereadores reeleitos sete são da nossa base, e cinco não. Reelegemos mais vereadores, com uma vantagem maior dos que foram eleitos. Sobre a questão do presidente e do líder, para se ter uma ideia, o líder [Luiz Cláudio] ficou como primeiro suplente com mais de 3 mil votos, ou seja, dos 25 ele foi o oitavo mais votado”, disse.

Na verdade, Luis Cláudio foi o sétimo mais votado de Cuiabá, e não ingressou na vaga devido ao coeficiente eleitoral.

“Foi uma expressiva votação, que ele mesmo atribui pelo fato de ter sido líder do prefeito na Câmara Municipal”, completou.

Ele disse que conversou com Misael por telefone, e futuramente vai se reunir com o presidente para fazer uma “análise” da derrota.

Nesta eleição fora eleitos 13 novos nomes para a Câmara de Cuiabá, o que representa uma renovação de 52%. Emanuel, no entanto, acredita que caso reeleito, não deve enfrentar dificuldades com o Legislativo.

“Eu nunca tive dificuldade com o legislativo. Pelo contrário, eu vivi lá. Fui duas vezes vereador de Cuiabá, quatro vezes deputado estadual. Sempre tivemos uma relação institucional, republicana, apesar das maldades e das fakenews dos nossos adversários”, disse.

 

Votação expressiva

Segundo Emanuel, mesmo não ocupando uma cadeira na Câmara Municipal, os candidatos a vereadores dos partidos aliados conquistaram expressiva votação.

Para isso, usou o exemplo do ex-vereador Marcus Fabrício (PTB) que conquistou 2.967, mas conseguiu apenas a suplência.

“O quadro dos eleitos e a votação mesmo dos que ficaram suplentes é muito expressiva, e muito superior dos que foram eleitos [novatos]. Você pega Marcos Fabrício, do PTB, ex-vereador de Cuiabá, ele teve mais votos que metade dos vereadores eleitos. Àqueles vereadores da nossa coligação foram muito bem votados”.

“Reelegemos a maioria da nossa base. Elegemos a maioria no âmbito geral, e nossos vereadores que ficaram como suplentes tiveram mais votos que praticamente a metade dos vereadores eleitos. O que mostra a força da nossa coligação e da nossa gestão”, completou.