Lacen celebra 45 anos de serviços ofertados ao estado de Mato Grosso

0
52
Reunião no LACEN-MT Sobre o projeto ZIBRA - Foto por: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

Neste sábado (28.11), o Laboratório Central do Estado (Lacen) celebra 45 anos de serviços ofertados aos 141 municípios de Mato Grosso. A unidade é gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e tem como missão realizar ações laboratoriais de vigilância em saúde, com qualidade e confiabilidade, para a promoção da saúde pública.

“O Lacen sempre foi um importante instrumento para saúde pública do Estado, e em meio a esta pandemia se mostrou ainda mais forte com seus servidores empenhados na recepção e análise de materiais biológicos para detecção da Covid-19 por meio do exame RT-PCR. As equipes do laboratório estão de parabéns por darem corpo a este trabalho imprescindível à população”, diz o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O laboratório atende com prioridade as áreas de vigilância em saúde, como ambiental, sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador, organizando e supervisionando a rede de laboratórios de interesse da Vigilância em Saúde no Estado de Mato Grosso.

Com o empenho da equipe e com os equipamentos adquiridos recentemente permitiram a análise de aproximadamente 123.482 amostras para a detecção do coronavírus. Atualmente, restam 123 amostras em análise laboratorial. “Essas amostras vêm de vários municípios do Estado para serem analisadas aqui. Por isso a importância do serviço, que é referência para análises de vigilância a todos os municípios de Mato Grosso”, pontua a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira.

Comemoração

Com objetivo de celebrar os 45 anos do Laboratório Central, a diretoria da unidade realizou diversas atividades aos servidores durante a semana. Foram ofertadas aulas sobre noções e cuidados de pele, artesanato e curso de nutrição e imunidade contra doenças infecto contagiosas.

Também foi promovido um workshop em que as equipes da SES discutiram a importância do Lacen e do fortalecimento da Vigilância Laboratorial; a Integração da Vigilância com a pesquisa e casos pontuais da Covid-19, com referências da Coordenação Geral de Laboratórios do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dentre outros.

Fonte: Fernanda Nazário SES-MT
Crédito de imagem: Reunião no LACEN-MT Sobre o projeto ZIBRA – Foto por: Tchélo Figueiredo – Secom/MT