LUCAS DO RIO VERDE | Pesquisa irregular deve ser retirada do programa de Binotti

0
97

A Justiça Eleitoral determinou a suspensão imediata da pesquisa realizada pela empresa F.A.N. Teixeira – Segmenta Dados e Pesquisas devido à falta de confiabilidade. Por conta da decisão, o prefeito de Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá) e candidato à reeleição, Luiz Binotti, não poderá mais usar a estatística em suas propagandas eleitorais.

O juiz Cristiano Fialho considerou que o trabalho não atendeu as regras estabelecidas pela legislação. Conforme o magistrado, a metodologia aplicada foi inconsistente, tendo em vista que uma cidade do porte de Lucas do Rio Verde, com 46.130 habitantes, deveria ter pelo menos 593 eleitores entrevistados e não 246, como foi feito.

“A representada não esclareceu suficientemente a amostra necessária para alcance da margem de erro de 4% (quatro por cento) e índice de confiabilidade de 95% (noventa e cinco por cento), anunciado no plano amostral. Em outras palavras, considerando-se o número de eleitores luverdenses de 46.130 (quarenta e seis mil, cento e trinta), seria necessária uma amostra de 593(quinhentos e noventa e três), e não apenas 246 (duzentos e quarenta e seis) entrevistados, conforme realizado”, relata na decisão.

O advogado da coligação “Gente que Faz”, cujo candidato a prefeito é Miguel Vaz (Cidadania), Rodrigo Cyrineu, também argumentou no pedido de suspensão da pesquisa que a empresa contratada estava irregular na questão documental e também havia sido alvo de outras decisões desfavoráveis por pesquisas apresentadas em outros municípios, como Rondonópolis e Tangará da Serra.

Nas últimas quatro pesquisas divulgadas, três apontam o candidato Miguel Vaz como favorito da população.

Histórico de pesquisas
No dia 26 de outubro, uma pesquisa realizada pelo Instituto Real Dados, publicada no site Só Notícias, coloca Miguel Vaz aparece à frente das pesquisas com 44% da preferência dos votos. O resultado tem 95% de confiança e os pesquisadores entrevistaram 400 pessoas entre 23 e 25 de outubro.

Em segundo lugar, na corrida pela prefeitura, está o atual prefeito e candidato à reeleição, Luiz Binotti (PSD), como 36,5%. Ele se manteve na mesma colocação nas pesquisas anteriores.

A margem de erro da pesquisa é 5% e elas foi registrada na Justiça Eleitoral com o número: MT-00886/2020.
Na quinta-feira (15), chegou ao conhecimento público o resultado em uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), que foi encomendada por Binotti.

Os números apontam para vitória do principal adversário dele, Miguel Vaz. De acordo com o resultado, Vaz teria 44% das intenções de voto contra 32% de Binotti.

A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral com o número MT‐02453/2020, foi realizada de 10 a 13 de outubro e ouviu 350 eleitores residentes no município. A margem de erro considerada é de 5 pontos percentuais.

Já a terceira pesquisa foi realizada pelo instituto Voice. Nela, Vaz aparece com 48% das intenções de votos, enquanto o segundo lugar está com 42%.

O Instituto ouviu 500 eleitores de Lucas do Rio Verde entre os dias 16 e 18 de outubro. A margem de erro é de 4,36%, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declararam indecisos. A pesquisa quantitativa, que utilizou a técnica Survey de opinião, está registrada no TRE/MT com o número MT-03315/2020, foi feita com recursos do próprio Percent e divulgada no site Midianews.

Fonte: Assessoria